Campers
A Camper é um outro grande recurso veicular para se acampar. Trata-se de um módulo, com todos os recursos internos de um
trailer, acoplado à caçamba de uma pick up sendo destacável para o uso livre do veículo. A grande vantagem é o uso livre da caminhonete, o preço relativamente baixo do conjunto e a possibilidade de se ter um veículo de recreio com tração 4X4 para viagens em locais de difícil acesso.
Dentre as várias marcas de Campers do mercado, a mais famosa brasileira é a Larturist. As Campers se diferenciam nos tamanhos, devido aos veículos que comportarão. Poderão ser acopladas à caminhonetes de cabine simples ou dupla de várias marcas ou em pick up`s menores, como é o caso da antiga Ford-Pampa. A carteira de habilitação exigida para as Campers, são as mesmas exigidas para a caminhonete que a transportará. No caso das mais tradicionais, será mesmo a carteira do tipo “B”.
|
|
|
Camper fixa à caminhonete | Destacada sobre macacos | Modelo de Camper para Ford - Pampa |
Fotos: Revista Camping 1991
O interior de uma Camper possui cama de casal, que fica acima da cabine da caminhonete, mesa para refeições que vira cama que pode ser de solteiro ou de casal dependendo do modelo, cozinha com pia, frigo-bar e fogão de 2 bocas e banheiro com pia, chuveiro e
sanitário porta-potti.
Foto: Revista Camping 1991 |
|
Interior da Camper Larturist. |
Planta Interna |
O funcionamento dos equipamentos da Camper é muito parecido com os dos trailers de pequeno porte. O módulo possui caixa de água potável e em alguns casos, de água servida. Possui bateria independente e transformador para a ligação na rede elétrica local. O tamanho varia de modelo para modelo e pode ser de 5 a 7 metros. Manobras são fáceis de serem executadas, pois o equipamento está todo apoiado em cima da caminhonete. Na estrada, perde-se bastante a estabilidade, mas tratando-se de um veículo de recreio, isso não é empecilho.
Foto: Marcos Pivari
Grosso modo não há necessidade fazer mudanças na camionete, mas para alguns será necessário reforçar a suspensão traseira para o carro ficar nivelado. O peso da Camper é em média 750kg. O reforço da suspensão dará maior conforto interno nas paradas e à dirigibilidade do conjunto.
Haverá a necessidade de furar as laterais da caçamba da caminhonete para a fixação das amarras da Camper e também da instalação de uma tomada na traseira do carro
para sincronizar as luzes traseiras que estarão na Camper com as luzes da caminhonete. Em específicos casos, a furação poderá ser feita de forma criativa a não “machucar” a lataria. Para a retirada do conjunto da caminhonete em duas pessoas, leva-se em média 30 minutos utilizando os quatro macacos hidráulicos presentes em totad as Campers.
Passe num revendedor de trailers e motor homes e conheça este ótimo recurso de acampamento.
Foto: Jão o Bão
www.jaoobao.com
A Camper pode não ser tão conhecida no Brasil, por falta de incentivo do governo e órgãos do turismo brasileiro, contudo é um veículo muito encontrado em países como Estados Unidos, Austrália, Canadá e em muitos da Europa, onde o caravanismo (nome dado à atividade de camping por veículos de recreio) é muito difundido e presente.
As principais caminhonetes que podem receber uma camper são: F350, F250, F1000, D20, Silverado e D10.
A calibragem dos pneus será o especificado pela fábrica da caminhonete com sua carga máxima.
Foto:
www.where-rv-now.com
Artigo escrito
por
Marcos
Pivari
.
.
.