Trailers
KARMANN GHIA
O nome KARMANN-GHIA é resultado da união dos esforços do fabricante de carroçarias Wilhelm KARMANN Junior, de Osnabrueck na Alemanha, com o estilista Turinês Luigi Segre - proprietário da Carrozeria GHIA, de Turim, Itália, conhecido mundialmente pelo nome de GHIA. Ambos uniram-se para produzir um veículo com características esporte, ao mesmo tempo econômico. Daí a carroçaria desenhada por GHIA e fabricada por KARMANN, aproveitando chassi e motor VOLKSWAGEN. No dia 14 de Julho de 1955, o primeiro Karmann-Ghia foi apresentado à imprensa européia, em Georgsmarienhuette, Alemanha, e a 27 de setembro do mesmo ano, foi exposto ao público na Exposição Internacional de Francforte, quando foi denominado de "Volkswagen de Fraque". Os trailers Karmann Ghia pararam de ser fabricados em 1995. A fábrica era em São Bernardo do Campo e desde os mais antigos até os últimos fabricados, não sofreram grandes mudanças estéticas. Eles possuem estrutura de madeira e utilizam o isopor como isolante térmico e acústico. As janelas são de acrílico fume e branca. Todos os modelos possuem as características internas muito semelhantes, e é um tipo de trailer que troca os interiores refinados por praticidade e fácil manutenção.
Características dos Trailers Karmann Ghia
Carroceria: Estrutura de madeira. Chaparia prensada com emendas e frisos emborrachados.
Isolamento termo-acústico: Em placas de Isopor®.
Piso: Laminado plastificado do tipo Decorflex®.
Sistema Elétrico: Conversor bivolt para 12V. Fiação embutida nas vedações, impede ampliação simplificada.
Banheiro:
Box de peça integral em fibra, ducha, vaso sanitário Acqua Magic e lavatório também em fibra.
Alimentação de Água: A través de bomba shurflo® com sistema pressurizado atravessando aquecedor de passagem a gás (chama piloto) sem misturador para todos os pontos
Aberturas: Janelas laterais fumes ou brancas padrão, telas anti-insetos embutidas e clarabóias com telas.
Escada: Retrátil em alguns modelos.
Tanques:
Água potável, água servida e detritos do WC. Os volumes variam de acordo com projeto e modelo.
Sistema de Freios:
Inercial, ventilados de tambor.
Curiosidades/Prestação de
Serviço
Amortecedor:
A Karmann Ghia utilizava nos trailers, o mesmo modelo usado na
Kombi Clipper.
Tampa do bocal da Caixa d'água:
A mesma tampa utilizada no bocal do tanque de gasolina dos Fuscas e Kombis.
Foto: Delfim Bouças
Artigo escrito
por
Marcos
Pivari
.
.
.