|
Trailers
PINGO
Certamente era, em sua época, referência em "trailer
minúsculo", já que até hoje muitos campistas usam seu
nome para mencionar trailers pequenos de outras marcas,
como os Turiscar - Baby e Jóia e o Karmann Ghia - 270
Colibri.
O
pequeno PINGO era dotado de 1 eixo, geladeira, fogão,
pia, armários embutidos, banheiro, aquecedor á gás,
caixa de água, conversor de energia 110/220v e sala que
virava quarto com cama de casal.
O
Pingo era fabricado pela R. M. Indústria de Trailers, na
Rua Sales em Caxias do Sul-RS. A fábrica
mencionava capacidade para 4 pessoas no trailinho.
Possuía mesa de refeições (1m X 0,63m) que transformava
em dormitório (cama de 1,90m X 1,25m) e um beliche de
mesmo tamanho acima. Os cinco armários acomodavam os
pertences. Além disso, possuía cozinha e banheiro
monobloco e era dotado de caixa d'água de 70L.
A
cozinha tinha balcão, duas gavetas, fogão a gás de duas
bocas e frigobar 50L. O trailer possuía espaço para 2
botijões de 5kg. O banheiro contava com sanitário
portátil, pia acrílica e chuveiro. O trailer não
contava, originalmente, com água quente.
Como
opcionais, viriam o aquecedor de água a gás e toldo
externo tipo barraca.
Seu
chassi era construído por sistema tubular com bases
sobrepostas. A suspensão era independente em molas +
amortecedores. Os pneus eram 6,45 X 13 e pediam 26lb de
pressão. O modelo era chamado de 2500, dado seu
comprimento útil de 2,50m. Sua largura era de 1,96m e
altura de 1,82m. /todo o conjunto vazio, pesavam fáceis
380kg, uma pena para os automóveis de tração traseira da
época.
Tentando desvendar sua história, cruzamos com a história do
"PINGO TRAILERS", porém descobrimos que não se trata deste
trailer em especial: O proprietário da Pingo Trailers trabalhou
na TURISCAR desde o início da empresa em 1964 até o ano de 1970.
Na Turiscar ele era um dos marceneiros responsáveis pela
produção e inclusive trabalhou no
protótipo. Em 1970 se retirou da empresa e abriu a sua
própria.
Artigo escrito
por
Marcos
Pivari
.
.
.
|
|
|