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Truck Homes
Foto: Marcos
Pivari
Não há grandes novidades no Truck-Home em termos de ambiente interno do veículo de recreação. Um
trailer com todas as características de um trailer rebocável rodoviário comum é fixado e adaptado a um caminhão sem caçamba ou carroceria. A grande vantagem é a ausência de tração de reboque e uma maior dirigibilidade, principalmente em estradas de terra e em condições precárias por questões de balanço traseiro e altura em relação ao solo. Pode ser comparado a um
motor-home mas com a grande desvantagem de não haver comunicação da cabine do veículo com a parte habitável. É importante lembrar que pessoas não poderão transitar dento do trailer, já que o
código nacional de trânsito não permite, sendo a viagem limitada ao número máximo de passageiros permitido no caminhão.
Foto:
Dan Albu 2008
O trailer continua sendo uma casa montada em uma estrutura de metal e retirados os sistemas de eixos, rodas, engates, suspensão e freios. Nas partes inferiores laterais que sobram do caminhão há opção para instalação de bagageiros, tanques e etc...
Sendo um trailer comum, possui geralmente mesa de refeições que vira cama e um pequeno banheiro com sanitário, pia e chuveiro com aquecimento a gás. Cozinha com fogão e geladeira. Armários e prateleiras permitem o armazenamento de itens pessoais. Possui caixa d’água e bomba alimentada por uma bateria própria que alimenta também as luzes e geladeira. Além da auto-suficiência do truck-home, ele estacionado em algum camping, permite ligar água e luz diretas.
Na questão da legislação, o site MaCamp tem notícias, de que no caso da transformação do veículo de Odilon Geraci que será apresentado mais adiante, o conjunto teve sua documentação trocada para Utilitário-Motor Casa onde toda a tramitação pode ser vista
aqui.
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Kg-520 em Fiat-Iveco
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Suporte de bicicletas
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Turiscar-Diamante em Ford-Cargo
815
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Se tratando de adaptações, sempre haverá um truck-home diferente do outro. Como no caso de Odilon Geraci que montou sobre, nada menos que, um UNIMOG 404. Os amantes de jipes dispensam qualquer descrição amadora, mas o UNIMOG é um dos utilitários mais populares da marca Mercedes-Benz e conta com certos recursos “modernos” desde os anos 1940, como acionamento de tração dianteira ou bloqueio de diferencial em qualquer velocidade e até em curvas.
Foto: Odilon Geraci
Foi acoplado um trailer modelo turiscar para abrigo nas expedições. Ele oferece bom conforto e isolamento térmico que, no caso da turiscar, é de isopor. O trailer ganhou novos revestimentos internos, refrigerador rural, cortinas e estofamento. As placas solares instaladas no teto garantem 150W para as baterias que junto com o gás GLP garantem a independência do conjunto, alimentando luzes internas, aquecedor de água e ambiente, geladeira.
As torções entre trailer e caminhão são eliminadas pelo sistema Mercedes onde a carroceria é fixa nas longarinas através de dois pivôs e não diretamente no chassi. Assim o carro fica equilibrado e com maior capacidade de inclinação lateral.
Fotos e fonte de informações: Revista 4X47CIA
O Mercedes Benz Unimog 404 1968, que ganhou muitos acessórios, possui motor de seis cilindros a gasolina (com kit gás), câmbio de seis marchas à frente mais duas à ré, reduzida (de 1:1 a 15:1), pneus militares e guincho mecânico de 12ton.
Artigo escrito
por
Marcos
Pivari
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