Memorial

TURISCAR

  

Sobre este Memorial

Primeira Exposição

Sobre Pedro Scheid

Como Surgiu a Idéia

Imagens Raras...

Protótipo #1

Primeiros Esboços...

Prospectos/Catálogos

Como Nasciam...

Video Construção

Transporte Trailers

Imagens Campings

Cartões de Natal

Linha Comercial

Exército Brasileiro

Teste de Estabilidade

Veículos Rebocadores

Lembranças

Viagem 4Rodas

Mobil Home- Turiscar

4Rodas: Seu Trailer

4Rodas: Seu M.Home

Vista Aérea Fábrica

Fittipaldi e Turiscar

Manual do Prop. 1970

Mais Filmes Super 8

Seu Oscar - Anivers.

Anivers. Pedro Sheid

Massa Falida - Fotos

Carros de corrida

Eldorado Destruído

Folder Caravana1966

Folder Bril. Car. 1966

Infiltrações

Trailers de um Eixo

Catálogo 1968

No Inverno

Depoimento S. Pó

Motor-Home Miramar

Demolição d'Turiscar

Amigos -seus Trailers

Quinta Roda

Fotos - Arquivo

Primeiro no Alasca

Protótipo - 1964

 

 

 

Modelos:

Trailers Turiscar

Motor Homes Turiscar

 


 

 

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MEMORIAL TURISCAR

Apresentação

 

É com grande responsabilidade que o site MaCamp apresenta o MEMORIAL TURISCAR, onde não só reúne a história e acervo da marca, como apresenta a verdadeira história do campismo no Brasil, já que a Turiscar foi a maior fábrica de veículos de recreação que o país já possuiu. Infelizmente fechou suas portas no ano 2000, mas chegou a fabricar mais de 80 equipamentos em um só mês.

É graça ao trabalho de Mário Cézar Buzian, genro do então fundador da Turiscar, Pedro Scheid, que o site MaCamp apresenta tal memorial. Por iniciativa própria e com a colaboração da família ele decidiu iniciar este projeto de recuperação da memória da empresa.

A Turiscar está atualmente passando por um processo judicial, já que sua falência foi decretada em 2000. Os antigos proprietários continuam a reivindicar a posse da empresa e seu patrimônio.

O objeto desta pesquisa. por parte de Mário César Buzian, visa a história da empresa até o ano de 1983, quando seu fundador Pedro Scheid saiu da sociedade e deixar transparente o fato de ele não ter participado do processo de decadência e falência da fábrica.

Com todo este trabalho e a colaboração de todos em materiais, Mário pretende escrever um livro contando toda a trajetória de vida de Pedro Scheid e de como o mesmo chegou a ser proprietário da maior indústria de trailers desse país.

O site MaCamp, que vem há anos apresentando o histórico da Turiscar, apoia veementemente a iniciativa de Mário, veiculando todo o seu trabalho na íntegra. Esperamos que o campista de alma goste do que irá encontrar por aqui e colabore com seus materiais.

Confira abaixo o histórico da fábrica que já está presente no site MaCamp desde o início e escolha no menu a esquerda da tela todo o material pesquisado por Mário César Buzian.

 

 

A História da Turiscar

 

Logotipo da Turiscar

Parte da Turiscar nos anos 60

 

Uma grande perda no campismo do Brasil, foi a falência da maior fábrica de trailers e motor-homes do país. Fundada em 1965 por Pedro Luiz Scheid, empresário gaúcho, se situava em Novo Hamburgo onde o parque industrial ainda se encontra de pé. Mas, o prazer de vê-la funcionando a todo o vapor foi privilégio dos poucos que visitaram.

O campismo no Brasil nunca foi uma prática extraordinária, mas já teve seus melhores dias. Scheid, que hoje é aposentado e mora em São Leopoldo no Rio Grande do Sul, contribuiu muito para estes “melhores dias”. No final do ano 2000, ele concedeu uma entrevista para a Revista da Toca: Uma revista capixaba que merece muito reconhecimento no ramo.

Pedro Luiz Scheid foi o pioneiro na fabricação de trailers e motor-homes no Brasil e contou na entrevista de Andréa Pirajá, como tudo começou.

Scheid idealizou a fábrica em 1964 e em 1965 ela foi concretizada. Ainda em 1964, ele construiu o protótipo que foi exposto no salão do automóvel no Ibirapuera e que até hoje se mantém em excelente estado de conservação.

Desde 1965 até 1983, Scheid exerceu o cargo de diretor-presidente da Turiscar. Naquele último ano ele vendeu todas as suas ações.

Nos momentos de descanso por volta de 1960, Scheid, que trabalhava na Varig, e sua esposa Toni, iam para a praia de Pernambuco no Guarujá. Como naquela época a praia era quase virgem, o casal praticava o camping selvagem e segundo ele era uma delícia.

Um ponto negativo dessas viagens era a subida congestionada da Serra. Daí a idéia de construir um trailer onde o casal pudesse ficar acampado à noite e subir nas madrugadas de segunda feira sem trânsito.

Na época falava-se na estatização da Varig e isto forçaria a saída de alguns funcionários. O vice-presidente da Varig, o comandante Bordini, sabia das intenções de Scheid e ofereceu sociedade na abertura da fábrica, onde Scheid dirigiria.

Após voar para a Alemanha e visitar a fábrica de Knaus e com seus conhecimentos, arregaçou as mangas após voltar ao Brasil e começou a construir seu primeiro trailer.

A suspensão tipo Porshe, ele assimilou da Volkswagen. A carroceria “monocoque” era familiar dos tempos de professor de inglês técnico da Varig. Em todos os fins de semana na casa dos pais em novo Hamburgo, Scheid se dedicava inteiramente à construção de seu protótipo. Ele contou com a ajuda de dois marceneiros.

Uma corrida contra o relógio se iniciou, pois começara a fabricar seu trailer em outubro e o salão do automóvel seria em fins de novembro.

Imprevistos aconteceram. Com o entusiasmo da construção, ninguém percebeu que a porta da fábrica não comportaria a largura do trailer pronto. Não teria como sair sem destruir parte do escritório da firma. Então demoliram o muro dos fundos e saíram pelo terreno da vizinha, após o pagamento da indenização de todos os pés de aipim sacrificados da sua plantação.

O caminhão levando o trailer só parou para reabastecimento e junto a dois motoristas, chegou a tempo da abertura do salão. O trailer já chegou com a marca Turiscar e foi um sucesso em termos de visitação, ao contrário das vendas. Em vista disso, Scheid lembrou-se do diálogo que teve com o Sr. Knaus na Alemanha:

 

Sr. Knaus: -Sr. Scheid, diga-me. Quantos campings existem no Brasil?

Scheid: -Nenhum.

Sr. Knaus: -E quantas fábricas de barracas existem lá?

Scheid: -Não conheço nenhuma.

Sr. Knaus: -E o senhor tem coragem de fabricar trailers no Brasil? Que Deus o proteja!!

 

No primeiro ano, Scheid conseguiu colocar 36 trailers nas revendas Volkswagen, que assumiram a revenda. No segundo ano, só conseguiu vender 18 trailers.

Ele “agitou” o mercado organizando ralis para Bariloche, na Argentina, Santiago e Porto Montt, no Chile, Águas quentes, em Goiás, passando por Brasília, onde foi recebido pelo presidente Médici. Na frente do palácio, os 26 trailers alinhados e o presidente Médici os recebendo na rampa principal.

Na foto abaixo, seu momento histórico: Pedro Scheid com o presidente Médici e o futuro presidente do país, o General João Figueiredo.

 

 

A turiscar começou a fabricar motor-homes em 1976 e no auge, a marca chegou a fabricar 73 trailers em um mês.

Pedro Scheid se afastou da Turiscar em 1983. de lá p’rá cá, a empresa foi caindo e fechou as portas perto do final de 1999.

No final da entrevista, Scheid fez uma comparação do mercado externo ao interno. Disse que não há comparação. Os americanos têm mais de 11 milhões de veículos de recreio e isso tende a crescer. O mercado interno não para de cair Devido aos “desincentivos”. Muitas fábricas fecharam, assim como as grandes: Turiscar e Karmann Ghia. Nos EUA, o veículo de recreio é encarado como moradia altamente ecológica e o imposto é menos de 1%.

Se nos EUA não houvesse trailers e motor-homes, milhões de hectares de mata seria destruída para dar lugar a tantas casas de veraneio.

Scheid fecha a entrevista dizendo que em termos ambientais, o veículo de recreação é altamente benéfico e satisfatório. Deixando no ar a alta potencialidade que o Brasil possui para o campismo e quantos benefícios poderiam surgir.

 

Foto antiga do parque industrial da Turiscar

Foto recente do mesmo parque em Novo Hamburgo

 

Mais fotos do protótipo:

 

 

 

 

 

Um célebre funcionário da Turiscar que ajudou a construir o primeiro trailer e trabalhou por mais de 30 anos na linha de produção foi o seu Oscar. A foto mostra o profissional junto ao primeiro trailer que foi, anos depois, readquirido pela fábrica. O mesmo fora reformado após de três décadas e 60.000km de uso. Em todos os anos de trabalho, Seu Oscar diariamente era o primeiro a chegar e o último a sair do parque industrial. Simplesmente porque amava o seu trabalho e era extremamente competente. A empresa o chamava de: A personificação do espírito da Turiscar, por ter experiência, conhecimento, capacidade de trabalho e de se adaptar às últimas tecnologias de produção de trailers e Motor Homes.

 

foto de publicidade de 1993

 

Veja alguns comentários sobre esta matéria:

 

11/06/2010 - Luis Appel da Silva (Canadá)

Eu não tenho nenhum material para adicionar, mas posso dar meu testemunho que tive um trailer da Turiscar enquanto morei no Brasil e nunca tive problema com ele. Muito pelo contrario, só me deu satisfação. Não so o trailer, mas o serviço prestado pela fabrica ali na BR116 em São Leopoldo. Sou gaucho e morava em São Mateus do Sul (pois trabalhava no Paraná) e vinha com minha família sempre passar as ferias no Rio Grande do Sul onde tinha o resto da parentada toda. Cada vez que trocava de carro, passava em Sao Leopoldo para substituir o engate do trailer, pois cada carro tinha um engate diferente. Entregava o antigo, pagava uma diferença e saia com o engate novo já no carro. Em 1993 sai do Brasil e agora moro no Canada onde falo para os amigos daqui, sobre como era o trailer que tinha ai. Infelizmente hoje descobri que a Turiscar nao existe mais. Uma pena que industrias genuinamente brasileiras do meu tempo ai no Brasil, não existem mais. Primeiro a Gurgel e “agora” a Turiscar. Se pudesse, gostaria de dar um abraco ao pioneiro Pedro Scheid pelo que fez na Turiscar e pela qualidade dos produtos que fabricou.

 

Artigo escrito por Marcos Pivari

  

 

 

 

 

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