Meus amigos, Essas são imagens que eu preferia nunca ter presenciado, foram tiradas em Junho do ano passado, por ocasião da demolição dos escritórios da empresa e prédio número 02, onde estavam o departamento pessoal no segundo andar, e também a área de montagem e finalização dos trailers maiores e motor-homes da Turiscar. Esses prédios foram desmanchados por conta da falta de manutenção acumulada por quase uma década de descaso com o imóvel, e também porque seu atual proprietário quer alugar toda a área para alguma concessionária de veículos, visto que boa parte delas se encontra nesse trecho. Estive no local no dia 26 de Junho, e pude presenciar o final da demolição do prédio principal (os escritórios já tinham sido demolidos, ficou somente a estrutura de madeira do piso), e conversando com o mestre-de-obras responsável pelo desmanche, ele afirmou categoricamente que tudo aquilo era uma verdadeira fortaleza, e que foi justamente o descaso que levou ao fim desses imóveis... Os escritórios eram todos feitos em madeira-de-lei, e usavam a mesma construção dos trailers, ou seja, eram revestidos de material isolante entre as paredes, no forro e até no assoalho, tudo em madeira nobre (boa parte dela revendida pelo atual dono). Ficaram de pé o primeiro pavilhão construído (no fundo do terreno, visto da BR-116) e o terceiro, onde se concentrava o grosso da produção. Segundo Seu Pedro, tanto os escritórios quando esse segundo pavilhão demolido foram desenhados e executados por um famoso arquiteto de Novo Hamburgo, que era especialista em madeira, hoje já falecido, daí a preferência em concordar com o seu projeto, que deu cara nova à empresa. Ambos escritório e segundo pavilhão foram projetados e executados em 1969 e 1970, e o terceiro prédio só veio a ser construído em 1979, quando foi necessária uma ampliação do parque fabril. Ficam as imagens dessa "derrubada", com a guarita de segurança fechando o conjunto... Espero que os futuros inquilinos possam ter a sorte e a felicidade de aproveitar bem esse grande espaço,e que ainda possam manter alguns resquícios da maior fábrica de trailers que já houve na América Latina.