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Karmann Ghia - SAFARI

MANUTENÇÃO NO MOTOR

Informações.

 

As dicas a seguir servem para o campista poder cuidar melhor do motor da sua Safari ou fazer ELE MESMO o serviço.

 

 Ponto de Ignição

 

O ponto de ignição pode variar por diversos fatores: pressão atmosférica, qualidade da gasolina, entre outros. As Montadoras apuram o seu momento ideal, ou o mais próximo, mantendo uma margem de segurança levando em conta a pressão ao nível do mar e a gasolina comum normalmente utilizada. É certo que, cada motor individualmente considerado, mesmo sendo motores da mesma série, possui o seu próprio ponto de ignição inicial. O ajuste fino para se chegar a esta regulagem requer conhecimento técnico apurado, ferramentas próprias e alguma paciência. Se sua Safari possui ignição eletrônica convencional, troque de cara o condensador (equipamento barato). Verifique o platinado observando se os contatos estão gastos por igual ou possui um mais gasto que o outro. Se estiverem diferentes, culpa do condensador. Se estiverem pouco gastos pode-se lixar os contados com uma lixa d’àgua fina e seca dobrando-a. Lixe os dois contatos ao mesmo tempo, com a mola do platinado atuando para os mesmos ficarem paralelos. Para ajustar na folga ideal do platinado é preciso colocar qualquer um dos cames (os quatro ressaltos) da árvore do distribuidor na posição em que o platinado fique o mais aberto possível. Sem desmontar o distribuidor, com a tampa fora, gire o volante do motor. Com um calibrador de lâminas, coloque 0,4 mm de abertura. A lâmina precisa deslizar entre os contatos do platinado. Na emergência você pode usar um pedaço do papelão da caixa do próprio platinado para colocar a folga. Para o ajuste estático do ponto, coloque o volante do motor com a marca da polia voltada para cima girando a polia com cuidado. A marcação da polia (pequeno corte em "V") deve ficar alinhada com a emenda das carcaças do bloco do motor. Nesta posição o rotor deve estar apontando para o cabo do cilindro número 1 e um traço do rotor coincide também com uma ranhura no corpo do distribuidor. Desengate o câmbio do carro e puxe o freio de estacionamento para que o volante do motor não saia da posição. Com o distribuidor ainda sem a tampa, afrouxe um pouco a porca do parafuso que prende a base do distribuidor, mas apenas o necessário para que você consiga gira-lo um pouco. Retire o cabo que entra na bobina. Ligue a chave de ignição só na posição de acendimento do painel. Agora com muito cuidado e paciência gire o rotor no sentido horário até que o platinado fique completamente fechado. Quando ele ficar todo fechado, novamente gire no sentido anti-horário até sair uma centelha entre os contatos do platinado. Irá fazer um “click”. Se você passar dessa posição volte o distribuidor um pouco e faça o movimento novamente. Quando saltar a centelha estará no ponto estático. Aperte a porca com o cuidado de não tirar do ponto.

A maioria das Safáris possuem ignição eletrônica. Para essas se aplica o ajuste de ponto dinâmico.  Para ajustá-lo é necessário estar o motor todo montado para funcionar. Afrouxe novamente a porca de fixação do distribuidor, só o necessário para girar o distribuidor e ligue o motor. Com muita cautela, gire o distribuidor no sentido horário, segurando pela base e tomando cuidado com a correia, até que a rotação diminua um pouco. A partir deste ponto, gire no sentido anti-horário até que a rotação volte a subir e atinja uma rotação máxima. O ponto dinâmico é o ponto em que se obtém o limite rotação sem o início da batida de pino. Se você achar que este é ponto, desligue o motor e aperte a porca do distribuidor.

Artigo escrito por Marcos Pivari

 

  

 

 

 

 

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