Karmann
Ghia - SAFARI
MANUTENÇÃO
NO MOTOR
Informações.
As dicas a seguir servem para o campista
poder cuidar melhor do motor da sua Safari ou fazer ELE MESMO o serviço.
Ponto
de Ignição
O ponto de ignição pode variar por diversos
fatores: pressão atmosférica, qualidade da gasolina, entre outros. As
Montadoras apuram o seu momento ideal, ou o mais próximo, mantendo uma margem
de segurança levando em conta a pressão ao nível do mar e a gasolina comum
normalmente utilizada. É certo que, cada motor individualmente considerado,
mesmo sendo motores da mesma série, possui o seu próprio ponto de ignição
inicial. O ajuste fino para se chegar a esta regulagem requer conhecimento
técnico apurado, ferramentas próprias e alguma paciência. Se sua Safari possui
ignição eletrônica convencional, troque de cara o condensador (equipamento
barato). Verifique o platinado observando se os contatos estão gastos por igual
ou possui um mais gasto que o outro. Se estiverem diferentes, culpa do
condensador. Se estiverem pouco gastos pode-se lixar os contados com uma lixa
d’àgua fina e seca dobrando-a. Lixe os dois contatos ao mesmo tempo, com a mola
do platinado atuando para os mesmos ficarem paralelos. Para ajustar na folga
ideal do platinado é preciso colocar qualquer um dos cames (os quatro
ressaltos) da árvore do distribuidor na posição em que o platinado fique o mais
aberto possível. Sem desmontar o distribuidor, com a tampa fora, gire o volante
do motor. Com um calibrador de lâminas, coloque 0,4 mm de abertura. A lâmina
precisa deslizar entre os contatos do platinado. Na emergência você pode usar
um pedaço do papelão da caixa do próprio platinado para colocar a folga. Para o
ajuste estático do ponto, coloque o volante do motor com a marca da polia
voltada para cima girando a polia com cuidado. A marcação da polia (pequeno
corte em "V") deve ficar alinhada com a emenda das carcaças do bloco
do motor. Nesta posição o rotor deve estar apontando para o cabo do cilindro
número 1 e um traço do rotor coincide também com uma ranhura no corpo do
distribuidor. Desengate o câmbio do carro e puxe o freio de estacionamento para
que o volante do motor não saia da posição. Com o distribuidor ainda sem a
tampa, afrouxe um pouco a porca do parafuso que prende a base do distribuidor,
mas apenas o necessário para que você consiga gira-lo um pouco. Retire o cabo
que entra na bobina. Ligue a chave de ignição só na posição de acendimento do
painel. Agora com muito cuidado e paciência gire o rotor no sentido horário
até que o platinado fique completamente fechado. Quando ele ficar todo fechado,
novamente gire no sentido anti-horário até sair uma centelha entre os
contatos do platinado. Irá fazer um “click”. Se você passar dessa posição volte
o distribuidor um pouco e faça o movimento novamente. Quando saltar a centelha
estará no ponto estático. Aperte a porca com o cuidado de não tirar do ponto.
A maioria das Safáris possuem ignição
eletrônica. Para essas se aplica o ajuste de ponto dinâmico. Para ajustá-lo é necessário estar o motor
todo montado para funcionar. Afrouxe novamente a porca de fixação do
distribuidor, só o necessário para girar o distribuidor e ligue o motor. Com
muita cautela, gire o distribuidor no sentido horário, segurando pela base e
tomando cuidado com a correia, até que a rotação diminua um pouco. A
partir deste ponto, gire no sentido anti-horário até que a rotação volte a
subir e atinja uma rotação máxima. O ponto dinâmico é o ponto em que se obtém o
limite rotação sem o início da batida de pino. Se você achar que este é ponto,
desligue o motor e aperte a porca do distribuidor.
Artigo escrito
por
Marcos
Pivari
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