Karmann
Ghia - SAFARI
MANUTENÇÃO
Informações.
As dicas a seguir servem para o campista
poder cuidar melhor do motor da sua Safari ou fazer ELE MESMO o serviço.
Calibragem
dos pneus
É preciso tomar muito cuidado com as
informações recomendadas pela Karmann Guia no manual ou nos folhetos
distribuídos pela Safari. Isso porque a
fábrica simplesmente copiou as recomendações da VolksWagen para a Kombi do tipo
furgão.
Os folhetos pregados pela Safari recomendam:
28lb nos pneus dianteiros e 31lb nos traseiros para meia carga e com
28lb nos pneus dianteiros e 36lb nos traseiros para carga máxima. O caso
é que o peso bruto total do chassi da Kombi furgão é de 2.155kg. O peso da
Safari com carga média, tanques cheios e sem passageiros é aproximadamente o
mesmo. Logo, adicionando o peso dos passageiros, ultrapassa-se o PBT da Kombi e
configura a não existência de “meia carga” na Safari. Outro detalhe a ser
pensado é de que a calibragem recomendada é para pneus diagonais (com câmara)
que eram os existentes na época da fabricação do motor home. A maioria das
Safaris hoje em dia utilizam pneus radiais e sem câmara e estes utilizam
calibragem de pressão superior. Segundo o Manual da Kombi 2002, que usa pneus
radiais e teve seu PBT aumentado em 100kg, passando para 2255kg, são recomendadas 35lb nos pneus dianteiros e
48lb nos traseiros com carga máxima. Prefira sempre pneus de 8 lonas, pelo peso
que o veículo possui. Alguns motoristas reduzem a pressão dos pneus para
proporcionar maior conforto. Este conforto pode não compensar perante os
riscos. Os pneus na calibragem correta aumentam a dirigibilidade do conjunto, a
sua durabilidade e a economia de combustível, além de diminuem os riscos de
furos e estouros.
Artigo escrito
por
Marcos
Pivari
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