Amortecedor
dos Freios
Dicas sobre a peça que compõe o sistema de freios
dos trailers Turiscar
Seguindo as dúvidas questionada na internet, seguem dicas de
campistas para a manutenção do sistema de freios dos trailers
Turiscar, focando o elemento AMORTECEDOR.
Embora pareça um simples
amortecedor de fusca, a coisa é um tanto mais complexa e pode
apresentar dificuldades na aquisição e retirada do mesmo.
Este
amortecedor é fixado na munheca e no cilindro da bequilha por um
parafuso no sentido vertical que passa pelo olhal anterior . Na
outra extremidade ele é fixo a uma barra de aço de perfil quadrado,
através de um pino que atravessa o olhal posterior e uma espécie de
"garfo". A extremidade traseira desta barra é fixa no tubo guia da
bequilha, também por um parafuso vertical. Se você iniciou a
desmontagem pela munheca, retirou o cilindro, e o amortecedor está
preso dentro do tubo guia, basta retirar o parafuso vertical que
está na extremidade posterior do tubo. Se você já fez este
procedimento, e o amortecedor está preso dentro do cilindro com a
barra quadrada visível na outra extremidade, basta bater na barra,
com precaução para não "ovalizar" o furo do parafuso, usando madeira
ou martelo de borracha.
Verifique o
funcionamento antes de decidir pela troca. Com a extremidades do
lado que tem menor diâmetro fixa num torno de bancada ou outro meio
qualquer sem forçar o olhal, comprima e
distenda
várias vezes o curso total, usando as mãos diretamente no
amortecedor para ter sensibilidade sobre trepidações e verifique se
a força necessária ao acionamento é igual para os dois sentidos. Em
seguida faça testes parando os esforços de pressão e distensão no
meio do curso, marque a posição e espere alguns minutos observando
se
houve mudança de posição. Se não houve trepidação no tato, se o
amortecedor apresentou resistência lenta e de igual intensidade aos
esforços de compressão e distensão feitos com as mãos, e se não
apresentou tendência de distensão voluntária, significa que o
sistema hidráulico e as válvulas estão funcionando bem e não é o
caso de troca.
Os amortecedores
usados pela Turiscar são hidráulicos, de dupla ação, e eram
fabricados por uma pequena indústria de Porto Alegre, que em 2002 já
estava apenas recuperando. A Sinostrailer em Estância Velha, RS,
próximo a Novo Hamburgo, costumava ter amortecedores recuperados em
estoque.
Se você pretende
viajar sem o amortecedor, é necessário travar a bequilha para não
danificar as sapatas de freio.
Texto escrito
por:
Ivo Ramiro Trovizo
Fotos:
Marciano
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