ESCOLHA O ESTADO

 

 

 
 

cavalcante - go

  

A Cidade

Pontos Turísticos

Mapas

Site Prefeitura

  

CAMPINGS

  

camp. faz. veredas

c. toca do katitu

  

CARAVANISMO

  

POSTOS DE APOIO

  

HOSPEDAGEM

  

Hotéis e Pousadas

  

PREVISÃO do TEMPO

  

  

OUTRA CIDADES (GO)

 


GUIA MaCamp

  

Como Usar o Guia

Legendas

Compromisso

Outras Localidades

Navegue pelas diversas cidades brasileiras a partir do campo acima.

 


 

 
 
 

 

ATENÇÃO:

ESTA É UMA ANTIGA VERSÃO DO SITE E GUIA MaCamp E NÃO DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO. DADOS E INFORMAÇÕES NÃO SÃO MAIS VÁLIDOS. ACESSE O NOVO SITE EM

www.macamp.com.br

 

NOVO APLICATIVO MACAMP - ANDROID E IOS

GUIA DE CAMPINGS E APOIOS RVs e OVERLANDERS, FEEDS DE NOT[ICIAS, DICAS E EVENTOS E GRUPOS.

 

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.macamp.app


IOS: https://itunes.apple.com/us/app/macamp-guia-camping-e-campismo/id1437940286
 

 

  

 

cavalcante - go

 

Dados:

 

Fundação: 1831

Habitantes: 10.460

Altitude: 823m

CEP: 73790-000

DDD:  

  

Foto: Desconhecido

 

HISTÓRICO

A história do surgimento município de Cavalcante mistura-se com a história do estado de Goiás. Para compreender os motivos que trouxeram os primeiros "colonizadores" para estas terras é necessário um mergulho no período das bandeiras. A bandeira era uma expedição organizada militarmente, e também uma espécie de sociedade comercial. A bandeira que recebeu os méritos de descobridores de Goiás foi liderada por Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido por Anhangüera. Numa das voltas da bandeira, quando já lhe restavam poucos companheiros, descobriu ouro nas cabeceiras do Rio Vermelho, tornando-se a primeira região a ser ocupada. Fundou-se o arraial de Sant’Ana, que depois seria chamado Vila Boa, e mais tarde, Cidade de Goiás, sendo durante 200 anos a capital do território. O povoamento determinado pela mineração de ouro é dos mais irregulares e instáveis, sem nenhuma ordem. Quando o ouro se esgota, os mineiros mudam-se para outro lugar e a povoação definha ou desaparece.

Ao longo do século XVIII, graças à expansão do bandeirismo e à catequese jesuítica, estabeleceu-se ampla linha de penetração: uma oriunda do Norte que, pela via fluvial do Tocantins penetrou a porção setentrional de Goiás; e outra, paulista, advinda principalmente do Centro-Sul. Vários povoamentos surgiram na primeira metade do século XVIII, ao longo dos caminhos que demandavam a Bahia, mais ao Norte, na bacia do Tocantins, localizaram-se diversos núcleos populacionais, entre eles o arraial de Cavalcante.

Recentemente um novo ciclo povoador teve início no nordeste goiano. Trazidos de diversas partes do país os novos colonizadores também vêm em busca das riquezas naturais, porém desta vez a ordem é não destruir, não retirar nada, apenas contemplar e ajudar a preservar. A indústria do turismo e, em especial, a do ecoturismo é vista como uma das únicas possibilidades de sustentabilidade para esta região.

Neste contexto Cavalcante aparece como sendo o novo pólo de desenvolvimento de ecoturismo, pois alia uma natureza praticamente intocada, repleta de locais de beleza singular, aos aspectos culturais da região cujas raízes remontam ao início do desbravamento desta porção do território brasileiro.

Com o descobrimento de ouro, Cavalcante ainda lembra a arquitetura colonial da recessão pós-aurífera. A 330km de Brasília, por asfalto, esconde em sua volta cachoeiras, riachos e trilhas. Atravessando a serra, chega-se a fontes de águas termais que deram nome a uma extinta vila mineradora - Água Quente, de 1733. Cavalcante, que foi sede de comarca na época colonial e na Independência ficaria por algum tempo do lado dos portugueses da Bahia, hoje dispõe de poucas pensões e casas de refeição. O fluxo de turismo ecológico cresce lentamente, vindo por Alto Paraíso, a 100km. Por estrada de terra que contorna o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, liga-se a Colinas do Sul e ao lago de Serra da Mesa.

 

  

 

  

LOCALIZAÇÃO

ACESSOS E DISTÂNCIAS RODOVIÁRIAS

 

Alto Paraíso de Goiás

89 km

Brasília

320 km

Goiânia

530 km

Palmas

673 km

São Paulo

1.337 km

Belo Horizonte

1.044 km

Rio de Janeiro

1.416 km

Salvador

1.777 km

Como chegar:

 

Saindo de Goiânia: são 530 km em estrada asfaltada. Utilize a BR-060 de Goiânia a Anápolis e depois siga em direção a Brasília.

 

Saindo de Brasília: de Brasília até Cavalcante percorrem-se 320 km em estrada asfaltada. Siga pela BR-020, em direção a Formosa-GO, após passar Sobradinho e Planaltina-GO, no trevo siga à esquerda pela GO-118 passando por São Gabriel, São João D`Aliança, Alto Paraíso, Teresina de Goiás. Em Teresina pegue a GO-241 em direção a Cavalcante.

 

De ônibus: para chegar a Cavalcante utilizando ônibus a única opção é a partir de Brasília (Terminal Rodoferroviário). O trecho de Brasília até Cavalcante dura de 5 a 6 horas e é todo feito em estrada asfaltada. Expresso Santo Antonio faz este trajeto com saídas diárias. Os ônibus, em geral, oferecem um bom conforto. Mas além das parada em São Gabriel, São João da Aliança e Terezinha de Goiás o ônibus faz varias paradas para pegar passageiros ao longo do trajeto.

 

Acesse também nosso Guia de Estradas

 

  

UTILIDADE PÚBLICA

informações úteis para você

 

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL

TABELIÃO DE NOTAS DO MUNICÍPIO DE ITAPUÍ        

SÉRGIO ROBERTO PEREIRA AFONSO - Delegado

Pça da Matriz, 5 - CEP 17230-001

 

 

  

  

  

 

 

 

  

2000 - 2009 MaCamp.   Todos os direitos reservados.
NAO MAIS VÁLIDAS AS INFORMAÇÕES DESTA VERSÃO!

  


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PEQUENOS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.