ESCOLHA O ESTADO

 

 

 
 

nísia floresta

  

A Cidade

Pontos Turísticos

Mapas

Site Prefeitura

  

CAMPINGS

  

camping ccb

  

CARAVANISMO

  

POSTOS DE APOIO

  

HOSPEDAGEM

  

Hotéis e Pousadas

  

PREVISÃO do TEMPO

  

  

OUTRA CIDADES (RN)

 


GUIA MaCamp

  

Como Usar o Guia

Legendas

Compromisso

Outras Localidades

Navegue pelas diversas cidades brasileiras a partir do campo acima.

 


 

 
 
 

 

ATENÇÃO:

ESTA É UMA ANTIGA VERSÃO DO SITE E GUIA MaCamp E NÃO DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO. DADOS E INFORMAÇÕES NÃO SÃO MAIS VÁLIDOS. ACESSE O NOVO SITE EM

www.macamp.com.br

 

NOVO APLICATIVO MACAMP - ANDROID E IOS

GUIA DE CAMPINGS E APOIOS RVs e OVERLANDERS, FEEDS DE NOT[ICIAS, DICAS E EVENTOS E GRUPOS.

 

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.macamp.app


IOS: https://itunes.apple.com/us/app/macamp-guia-camping-e-campismo/id1437940286
 

 

  

 

Nísia Floresta - RN

 

Dados:

 

Fundação: 1933

Habitantes: 22.906

Altitude: 20m

CEP: 59164-000

DDD: 84 

  

Foto: Prefeitura

Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, (Papari, atual Nísia Floresta, 12 de outubro de 1810 — Ruão, França, 24 de abril de 1885) foi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos. 

 

HISTÓRICO

Os primeiros habitantes da região de Papary, conhecida desde os idos de 1600, foram os índios Tupis. O nome Papary vem da lagoa de pesca abundante existente no território, ao lado de várias outras. Durante o domínio holandês nada de significativo aconteceu na povoação. O tempo passou e os holandeses foram embora. Já em 1703, com a presença portuguesa, o povoado de Papary tomava forma de arruado e a igreja de Nossa Senhora do Ó começava a ser erguida, concluída somente 52 anos depois. O progresso econômico da povoação foi impulsionado pela pesca farta nas várias lagoas das redondezas e terras de boa qualidade para o plantio de várias lavouras especialmente a de Papary, chamada Paraguaçu no século XVII. Pela Lei número 242, de 18 de fevereiro de 1852, o povoado desmembrou-se de São José de Mipibu, tornando-se município com o nome de Vila Imperial de Papary e em 1 de fevereiro de 1890, passou a denominação de Vila de Papary. Em 1948, a comunidade de Papary em homenagem a sua filha mais ilustre, mudou seu nome para Nísia Floresta. A homenageada nasceu em Papary, mais precisamente no Sítio Floresta, no ano de 1810. A escritora de Papary, Dionísia Gonçalves Pinto, decidiu usar um pseudônimo literário que veio a se tornar internacionalmente conhecido, Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia representando a parte final do seu primeiro nome, Floresta é o sítio onde nasceu, Brasileira é uma referência nacionalista para quem teve de viver fora do país, e a palavra Augusta está diretamente ligada à lembrança de seu marido Manoel Augusto de Faria Rocha, pai de sua filha Lívia. Nísia Floresta começou sua vida literária em 1831, publicando em jornal de Pernambuco artigos defendendo o ideal republicano, igualdade política dos sexos e liberdade aos escravos. A escritora de Papary passou a ser admirada por muitos e questionada por outros. Foi chamada ao mesmo tempo de extraordinária, de notável, de mestiça, de indecorosa e de monstro sagrado. Devido à saúde de sua filha, Nísia foi morar na Europa em 1849 e entre idas e vindas ao Brasil, 28 anos se passaram. Nísia Floresta Brasileira Augusta morreu no dia 24 de abril de 1885, na Normandia, vítima de pneumonia, e foi enterrada no cemitério de Bonsecours. No dia 12 de setembro de 1954 seus restos mortais chegaram a sua terra natal, Papary, e foram colocados no mausoléu construído em sua homenagem.  

  

 

  

LOCALIZAÇÃO

ACESSOS E DISTÂNCIAS RODOVIÁRIAS

 

Natal

35  km

O acesso se dá pelas rodovias:

BR-101

Limites: Norte - Parnamirim. Sul - Arês e Senador Georgino Avelino. Leste - Oceano Atlântico. Oeste -São José de Mipibu.

Coordenadas: 06°03'25"S 35°05'52"O.

Acesse também nosso Guia de Estradas

 

  

UTILIDADE PÚBLICA

informações úteis para você

 

XXX

 

 

  

  

  

 

 

 

  

2000 - 2009 MaCamp.   Todos os direitos reservados.
NAO MAIS VÁLIDAS AS INFORMAÇÕES DESTA VERSÃO!

  


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PEQUENOS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.

 

     

Nísia Floresta (Rio Grande do Norte)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Nísia Floresta

"Papari"

Brasão desconhecido Bandeira desconhecida

Hino
Aniversário
Fundação Não disponível
Gentílico florestense ou nísia-florestense
Lema
Prefeito(a) George Nei Ferreira (PFL)
(2005 – 2008)
Localização

06° 05' 27" S 35° 12' 32" O06° 05' 27" S 35° 12' 32" O
Unidade federativa Rio Grande do Norte
Mesorregião Leste Potiguar IBGE/2008[1]
Microrregião Macaíba IBGE/2008[1]
Região metropolitana Natal
Municípios limítrofes Parnarmirim (Norte), São José do Mipibu (Oeste), Arês e Tibau do Sul (ao Sul), Oceânio Atlântico (Leste)
Distância até a capital 30 km
Características geográficas
Área 306,051 km²
População 24.109 hab. est. IBGE/2009[2]
Densidade 74,5 hab./km²
Altitude 14 m
Clima 27.1°C (Tropical)
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,666 (RN: 32°) - médio PNUD/2000[3]
PIB R$ 75.801 mil IBGE/2005[4]
PIB per capita R$ 3.408,00 IBGE/2005[4]