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Karmann
Ghia - SAFARI
GELADEIRA
DA SAFARI
Sistema 12V SAFARI:
Um problema relativamente comum nas geladeiras originais da KG-Safari é o fato
ser esquecida ligada no 12V e descarregar a bateria. Este modelo menor que
funciona também no 12V oferece ainda mais uma forma autônoma de funcionamento.
Mas a bateria não aguentará muitas horas com a geladeira ligada, levando em
consideração que o trailer necessita da energia para outros fins também.
Acontece
que a geladeira da Safári possui duas resistências elétricas, fora a do gás: uma
para 12V e outra para 110V. A resistência 12V está ligada no alternador. O fio
positivo desta resistência é ligado diretamente em uma caixa que fica no
compartimento do motor e que muito se parece com os reguladores de voltagem que
equipavam os fuscas. O fio negativo fica preso ao chassi do carro. A Karmann
Ghia alerta para que, quando o motor for novamente ligado, o proprietário
desligue a geladeira para evitar danos na resistência ou na ignição.
Para isso, alguns campistas desenvolveram algumas
técnicas para que a alimentação 12V só funcione quando o motor estiver ligado e
em conseqüência, carregando a bateria. (foto: Silvino)
SISTEMA DE RELÊ: Um sistema de relê poderá ser
implantado para que a alimentação 12V só seja liberada com o motor ligado. Em
alguns casos poderão ser interligadas as duas baterias do veículo. O relê
servirá de chave, já que o consumo da geladeira é grande. O relé será comandado
pelo alternador através do fio que é excitado para o carregamento da bateria.
Assim que o motor é acionado e a luz do alternador apaga, automaticamente
inicia-se o carregamento e o relé fará com que se inicie também a alimentação da
geladeira. Quando o motor é desligado a alimentação é interrompida, evitando-se
assim o descarregamento da mesma.
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sobre
Geladeiras a Gás!
Artigo escrito
por
Marcos
Pivari
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