Fonte da Carioca
Também chamada de Fonte dos Namorados, foi construída por escravos em 1863. Diz o ditado popular que "Quem bebe desta água sempre retorna a Laguna e seus amores".
Casa Pinto D'Ulisséa
É uma réplica de uma quinta portuguesa, totalmente revestida com azulejos importados de Portugal. Uma casa de muito luxo para a época, 1866.
Casa de Anita
Restaurada na década de 70 e transformada em relicário histórico. Ali Anita vestiu-se para casar a primeira vez. Contém uma urna com terra da sepultura de Anita Garibaldi, do cemitério de Ravena, Itália.
Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos
Substituiu a capela de pau-a-pique construída pelo fundador Domingos de Brito Peixoto em 1696, que está enterrado sob o altar-mor. A imagem de Santo Antônio dos Anjos foi esculpida na Bahia em cedro enviado de Laguna. A pia batismal é feita de um só bloco de pedra gnaisse. A Imaculada Conceição "La Madonna" do pintor catarinense Victor Meirelles, executada em Roma em 1856, repousa no interior da igreja.
Marco de Tordesilhas
A 7 de Junho de 1494, foi assinado entre Portugal e Espanha o Tratado de Tordesilhas, que fixava uma linha divisória a 370 léguas a oeste de Cabo Verde, passando ao norte no Pará e ao sul em Laguna.
Estátua N.S. da Glória
Do alto do Morro da Glória, tenha uma vista panorâmica das praias e da cidade.
Farol de Santa Marta
Considerado o maior das Américas, é o 3o do mundo em alcance, distante 17Km do centro da cidade.
Museu Anita Garibaldi
Prédio histórico construído em 1747 com a denominação de Paço do Conselho. Neste lugar foi proclamada a República Juliana em 1839.
PRAIAS
Praia do Tamborete - Junto aos molhes Sul, local muito procurado para acampamentos e freqüentada também pela comunidade da Ponta da Barra. Seus costões são exuberantes e sobre o Morro do Tamborete avistam-se quase todas as praias de Laguna. É também um local onde pode ser praticada a pesca submarina.
Praia do Gravatá - Praia totalmente agreste. O acesso é somente feito a pé e durante o trajeto encontra-se a famosa fruta nativa, o Butiá, além de corujas taciturnas a observar sua passagem.
Praia do Manelone ou do Siri - Logo a seguir encontra-se essa praia, que também é conhecida como Praia do Siri. Possui 1 Km de extensão e o acesso é o mesmo da praia do Gravatá. É um local procurado para quem está a procura de tranqüilidade e quer curtir as belezas naturais. A maioria dos freqüentadores desta praia são os surfistas, que vão lá em busca de ondas que "quebram" com o vento nordeste. Este paraíso possui também um costão de aproximadamente 40 metros de altura, logo que acaba a faixa de areia.
Praia da Teresa - A Praia da Teresa é o local preferido dos moradores das cidades da região Sul que querem um local para descansar.
Praia do Ipuã ou Ilhota - Recém urbanizada é freqüentada por veranistas, principalmente de outros Estados.
Galheta - Possuindo 3 Km de extensão, é lugar calmo, procurado por veranistas que constroem suas residências para desfrutarem privacidade. Para quem gosta de curtir praias mais desertas, a Praia da Galheta, dispõe de pousadas, casas para alugar, lanchonetes e restaurantes. Esta praia também é utilizada para a prática do surf atraindo surfistas durante o ano.
Praia do Farol - Internacionalmente conhecida por causa do Farol de Santa Marta, esta praia é a preferida dos jovens e durante todo ano é tomada por eles. Possui bons restaurantes, pousadas e hotéis.
Praia do Cardoso - Localizada na região do Farol é conhecida como a praia dos pescadores, pois dela partem as embarcações para a pesca em alto mar. Conhecida por suas belas ondas é freqüentada por surfistas de todo Brasil e Mercosul.
Praia da Cigana - Também bastante freqüentada por pescadores e banhistas que gostam de um local tranqüilo.