Estância lagoa azul
Foto:
Desconhecido |
Oferece diversas atrações:
cascata artificial, tobogã aquático, piscina semi-olímpica, passeio de
trenzinho, ordenha de vaca, e muito mais. |
estrada Parque
Fotos:Marcos Pivari |
A SP-312, denominada Rodovia dos Romeiros, foi inaugurada
em 01 de maio de 1922 e é considerada um marco na implantação da
malha rodoviária paulista. O apelido dos "romeiros" se deve a forte
tradição religiosa das comunidades do interior, que rumam com
charretes, cavalos e a pé com destino ao santuário de Pirapora do
Bom Jesus. A arquitetura das sedes das fazendas de café, as
edificações simples, a paisagem e as matas de característica
Atlântica latifoliada ainda existentes ao longo do Rio Tiête
serviram de cenário para mais de 60 filmes. Surgiram diversas áreas
de 3 campings, restaurantes, casa de doces, comidas típicas em seu
percurso. Este conjunto de características específico evidenciou a
necessidade de transformá-la, em uma Estrada Parque unindo o
trinômio: lazer, preservação e cultura. Esta estrada, está inserida
na APA- Rio-Tietê criada pela lei em 1991. A estrada ainda não
estava inaugurada quando começou a ser usada para passeios,
festividades e piqueniques. O próprio Washington Luís e sua comitiva
utilizavam a Gruta, em 18 de fevereiro de 1922, para um piquenique.
Pouco a pouco, desde os tempos de Washington Luís até nossos dias, a
estrada transformou-se em uma imensa área de lazer e ganhou também
ares de caminho natural das romarias à Pirapora do Bom Jesus.
Washington Luís era um estudioso da história do país e como autor de
livros e artigos sobre o assunto, tinha como projeto realçar o papel
dos paulistas na construção da Nação. Idealizou em todas as suas
obras, monumentos e marcos que destacavam a importância dos
paulistas na conquista e formação do território nacional. A Rodovia
São Paulo/ Mato Grosso, especialmente o trecho entre São Paulo e
Porto Feliz, rememora a saga dos paulistas e uniu sua formação
intelectual à sua proposta de Governo no cuidado que dedicou ao
antigo caminho bandeirista. Determinou a pavimentação da estrada e
vislumbrou a possibilidade de sua utilização como imenso espaço de
lazer e turismo. Assim fizeram com que seu secretário de obras,
Heitor Penteado, executa-se a construção de muradas, mirantes,
bancos e mesas em pontos estratégicos, como a Gruta da Glória.
Próximo à cidade de Itu, algumas fazendas de café e suas sedes de
arquitetura típica, (Fazenda da Serra, da Ponte e Paraíso, ainda
conservadas) receberam melhorias nos caminhos de acesso. Para o
trecho da estrada, entre Cabreúva e Itu, considerado por ele o mais
belo, Washington Luís idealizou e mandou construir muradas, mirantes
e bancadas. A região reúne, além do rico patrimônio natural, um
imensurável acervo cultural, arquitetônico e histórico. O "marco do
progresso", como era apontado pelos romeiros em uma das paradas da
estrada e que espelha a industrialização do interior paulista é a
Usina de São Pedro. construída em 1911 para gerar energia para as
fábricas São Pedro e Maria Cândida, de tecelagem e fiação.
Valendo-se das corredeiras do rio Tietê, a usina gerava mais energia
que o necessário para suas indústrias e com a sobra abastecia todas
as fazendas da região e a cidade de Cabreúva, até 1974 quando a
concessão de energia foi vendida para a CESP. |