ESCOLHA O ESTADO

 

 

 
 

destino turístico:

petar - sp

parque estadual

  

o parque

cavernas

núcleos

  

CIDADES ABRANGENTES

  

apiaí

iporanga

  

CAMPINGS

  

camping do chita

camping benjamim

c. núcleo santana

c. núcleo caboclos

camping do dema

camping dos mottas

c. vl. das orquídeas

  

CARAVANISMO

  

POSTOS DE APOIO

  

HOSPEDAGEM

  

Hotéis e Pousadas

  

OUTRAS ATRAÇÕES

  

Site Externo 1

Site Externo 2

Site Externo 3

Site Externo 4

  

PREVISÃO do TEMPO

  

  

OUTRA CIDADES (SP)

 


GUIA MaCamp

  

Como Usar o Guia

Legendas

Compromisso

Outras Localidades

Navegue pelas diversas cidades brasileiras a partir do campo acima.

 


 

 
 
 

 

 

ATENÇÃO:

ESTA É UMA ANTIGA VERSÃO DO SITE E GUIA MaCamp E NÃO DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO. DADOS E INFORMAÇÕES NÃO SÃO MAIS VÁLIDOS. ACESSE O NOVO SITE EM

www.macamp.com.br

 

NOVO APLICATIVO MACAMP - ANDROID E IOS

GUIA DE CAMPINGS E APOIOS RVs e OVERLANDERS, FEEDS DE NOT[ICIAS, DICAS E EVENTOS E GRUPOS.

 

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.macamp.app


IOS: https://itunes.apple.com/us/app/macamp-guia-camping-e-campismo/id1437940286
 

 

  

destino turístico: PETAR Parque estadual

(PONTOS TURÍSTICOS / ATRATIVOS)

 

 

caverna morro preto

   

  

  

Foto/Fonte: www.cavernapetar.com.br

A caverna Morro Preto localizada no Núcleo Santana, bem próxima da caverna Santana e da Couto é uma caverna com características diferentes da Santana e da Couto. Aqui o que se destaca é sua entrada magnífica e de grande dimensão. A caverna Morro Preto e a caverna Couto embora sejam consideradas como duas cavernas independentes, na realidade elas formam um conjunto do ponto de vista geológico. O rio que hoje passa na Couto, a milhares de anos atrás, já passou na Morro Preto e as evidencias dessa evolução geológica é facilmente observável. Ela possui na sua entrada vários estalactites gigantescos todos ligeiramente inclinados para a saída da caverna e uma gigantesca coluna um pouco mais atrás. Sua entrada mede aproximadamente 20 metros de altura e é um lugar de beleza admirável. Entrando na caverna observa-se que em tempos remotos houve um grande desmoronamento. O deslocamento dos turistas é feito no meio deste desmoronamento.

A primeira impressão que se tem ao chegar é que este lugar seria uma boa casa e que o homem primitivo gostaria muito de morar por aqui. Isto foi confirmado por escavações arqueológicas.

Seu percurso turístico requer a subida de uma longa escadaria até chegar na entrada da caverna. Chegando lá ele prossegue no meio de blocos abatidos, sendo necessário subir algumas pequenas escadas e passar por um pequeno túnel para acessar seu primeiro salão superior. Aqui o visitante tem o maior espetáculo que esta caverna proporciona. A visão do fundo da caverna para a entrada com a luz solar por trás das formações (estalactites e colunas). É um espetáculo que compensa todo o esforço.

Percurso 200 metros aproximadamente

Duração 30 a 60 minutos

Dificuldade da caverna Baixa - Media.

Requer subir uma escadaria com aproximadamente 70 metros de desnível (mais de 200 degraus) para acessar a entrada da caverna. Seu percurso interno possui escadas, pequenas escaladas, passar por um pequeno túnel tudo isso sem grandes dificuldades. O roteiro extensivo da caverna. Tudo muda, aqui o perigo aumenta e as dificuldades também, normalmente os guias locais só levam ate o final do roteiro turístico.

Dificuldade da trilha Fácil.

Ela requer esforço físico para subir a escadaria, mas não possui nenhuma dificuldade. Um outro ponto a salientar é a travessia da pinguela sobre o rio Betari, em um lugar muito bonito, mas que também não apresenta dificuldade.

caverna do couto

   

Foto/Fonte: www.cavernapetar.com.br

A caverna do Couto localizada no Núcleo Santana, bem próxima da caverna Santana e da Morro Preto é uma caverna com características diferentes da Santana e da Morro Preto. Aqui o grande destaque é que na Couto é possível atravessar a montanha pelo seu interior. A entrada normalmente é feita próxima a resurgencia do rio e saída pelo sumidouro de uma galeria que hoje só passa água quando temos fortes chuvas. Quando estamos saindo do interior da caverna para o outro lado (sumidouro do rio), após ter passado um período na escuridão é impressionante. A descrição mais próxima da realidade da Couto seria "um túnel". Quando estamos nos aproximando do outro lado, vemos a entrada do sumidouro aumentando progressivamente. O aumento progressivo do verde e da luz externa vai tornando o ambiente muito agradável. O pórtico do sumidouro possui grandes dimensões e é muito bonito. Em seguida, o retorno a sede do Núcleo Santana pode ser feita por uma trilha externa, onde a ressurgencia do rio Couto nos fornece uma bela cachoeira muito convidativa para uma hidromassagem. Percurso 400 metros aproximadamente mais 600 metros da trilha externa.

Duração 30 a 60 minutos

Dificuldade da caverna Baixa.

Requer, para quem não deseja molhar os pés, se equilibrar sobre as rochas

Dificuldade da trilha da resurgencia Fácil.

Dificuldade da trilha do sumidouro Fácil - Média.

Ela requer esforço físico para subir a escadaria, mas não possui nenhuma dificuldade. O retorno pela trilha externa requer alguma atenção, o solo possui alguma inclinação e quando úmido torna-se escorregadio em alguns lugares. Um outro ponto a salientar é a travessia da pinguela sobre o rio Betari, em um lugar muito bonito, também não apresenta dificuldade.

caverna de santana

Foto/Fonte: www.petaronline.com.br

Sem dúvida é a caverna mais linda do PETAR. Possuí cerca de 7 km de extensão, com salões magníficos. É muito utilizada para aulas de Educação Ambiental e para fotografias. Nela estão os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Takeupa e algumas imagens e curiosidades como o 'Buraco do Segredo', 'Pata do Elefante' e 'Cabeça do Cavalo'. Muitos desses Salões são de visitação extensiva ou restrita.

Somente 800 metros abertos à visitação.

Está no Núcleo de Santana. • Caminhada externa: Fácil / 5 min. • Caminhada interna: Fácil / 2 hs

caverna água suja

Foto/Fonte: www.petaronline.com.br

Para se chegar até ela é necessário utilizar a Trilha do Rio Betari, outro atrativo à parte. Ela é uma caverna gigantesca, com grandes salões e cortada por um rio.

Tem aproximadamente 1.800 metros de desenvolvimento, sendo 800 metros turísticos. O desafio é chegar até sua cachoeira interna. Um banho na escuridão o espera.

Está no Núcleo de Santana • Caminhada externa: Médio / 40 min. • Caminhada interna: Médio / 2 hs

caverna alambarí de baixo

Foto/Fonte: www.petaronline.com.br

Esta caverna proporciona uma das experiências mais emocionantes que o visitante pode levar do Petar. Sua entrada é gigantesca, com bela vista dos raios solares ao amanhecer. Um rio no seu interior dá a emoção desejada pelos aventureiros.

Está próxima ao Núcleo Ouro Grosso • Caminhada externa: Fácil / 40 min. • Caminhada interna: Médio / 2 hs

 

  

 

  

  

  

 

 

  

2000 - 2009 MaCamp.   Todos os direitos reservados.
NAO MAIS VÁLIDAS AS INFORMAÇÕES DESTA VERSÃO!

  


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PEQUENOS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.