Para apresentar o histórico de Araçariguama há necessidade
de compreender alguns processos que o município esta
inserido diretamente ou indiretamente, haja vista que a
história é continua e esta em constante transformação.
Essa linha do tempo, inicialmente deve ser contada pelas
etnias indígenas que habitavam a região, onde se tinha
predomínio da etnia Kaingang, segundo DARCY RIBEIRO ,
principalmente a oeste do Rio Tietê e a leste concentrava a
etnia Guarani.
Os índios são os representantes legítimos desse início da
história. Em diversos estudos são citadas outras etnias,
como: “Nimuendaju”, “Kopenoti”, “Vanuíre” e “Icatú”, as
quais algumas acabaram sendo exterminadas, enquanto outras
sumariamente foram desestruturadas durante a colonização.
Entretanto, quando se refere a maior número pode-se seguir
pelas primeiras apresentadas.
Com o início da colonização portuguesa, iniciada nesta
região do Brasil por meio da Capitania Hereditária de São
Vicente, que a principio tinha a função de porto para
escoamento de mercadoria. Em meados de 1532, tiveram as
primeiras tentativas de ultrapassar o limite da Serra do Mar
com a vinda dos Jesuítas, que buscavam proteção dos ataques
de outras potências Européias e dos índios. A partir dessa
migração, além da Serra, teve-se a fundação inicialmente da
Vila de Santo André da Borda do Campo (1553) e logo após São
Paulo de Piratininga (1554), quando se realizou a primeira
missa no Pátio do Colégio, registrando assim um marco
histórico na ação da Companhia de Jesus nesse novo país que
seria, mais tarde, o Brasil.
Sob a estratégia da coroa portuguesa de aumentar os limites
da colônia sobre o Tratado de Tordesilhas, onde delimitava a
América Portuguesa da Espanhola. Além desse objetivo,
pretendia-se realizar o povoamento da colônia, capturar
índios e encontrar metais precisos.
O movimento Bandeirante foi uma tentativa expansionista que
durou por boa parte do século XVII, dentro desse objetivo
Araçariguama se encaixa. De acordo com SERGIO BURQUE DE
HOLANDA , São Paulo de Piratininga, tinha como “vocação o
caminho”, principalmente por estar no leito do Rio
Tamanduateí e Anhangabaú, que deságuam no Rio Tietê.
O Rio Tietê foi o grande meio de locomoção a oeste, por suas
margens passaram o bandeirante Antonio Raposo Tavares e
principalmente Afonso Sardinha que por volta de 1590
encontrou ouro de lavagem nas próximidades do Morro do
Voturuna, onde ainda pertencia a recém formada Vila de
Santana de Parnaiba (1580).
A formação de Santana de Parnaiba, São Roque e Araçariguama
se entrelaçam para atingir o que é hoje cada município.
Santana de Parnaiba tornou-se percussora, pois a partir de
sua fundação como Vila, estabeleceu o primeiro povoado da
região e também era ponto de partida das expedições
Bandeirantes. Na época a Vila de Parnaíba detinha terras que
incluía grande parte da região, e inclusive São Roque, que
se tornou Vila em 1657.
Pode-se afirmar que as formações das Vilas Bandeirantes
tinham uma característica predominante, inicialmente se
tinha uma fazenda, depois a construção de uma capela e ai
por diante formava-se um povoado.
Para ELIAS SILVA (1998) Araçariguama surgiu de uma fazenda
do Bandeirante do Capitão Guilherme Pompeu de Almeida que
doou ao seu filho também Guilherme P. Almeida, quando
originou o nome “Araçariguama”, cujo significado é sítio
onde pássaros araçaris se reúnem, e em 1687, fundou a capela
denominada “Nossa Senhora da Conceição”, que atualmente
localiza-se no Morro do Voturuna na área correspondente a
Santana de Parnaíba, inclusive é um patrimônio histórico
tombado pelo CONDEPHAAT (1981) e IPHAN (1941).
Próximo a essa data ocorreu à doação de terra das sesmarias
do Manoel de Carvalho para Gonçalo Chassim, quando foi
construída a capela de Nossa Senhora da Penha, que foi o
fato histórico decisivo a formação do atual povoado.
Pelo território de Araçariguama fixaram muitos Bandeirantes,
que deixaram como herança patrimônios ainda mantidos, como:
o Sitio dos Barbosas e a Fazenda Novo Horizonte, que são
casa arquitetura bandeirista, e também a Capela da Imaculada
Conceição situada no Bairro do Colégio, que é contemporânea
a igreja matriz e foi construída de taipa de pilão.
O movimento tropeirista é um processo histórico posterior ao
bandeirista, já que após a descoberta de ouro nas vilas
mineiras, surgiram novas necessidades de abastecimento e
escoamento da produção. Novamente o oeste paulista volta a
ter destaque na história brasileira, porque as rotas
tropeiras passavam pela região, antes vindas do Rio Grande
do Sul com destino a Sorocaba (Feiras de Muares) e após
seguia ao interior da colônia utilizando os sítios
bandeirantes da região como pousos.
Num outro momento o Ciclo da Café, que inicialmente veio do
Vale do Paraíba para o Oeste Paulista, já o Algodão, trouxe
influência mais significativa para a região já que
determinou o perfil da industrialização pelas inúmeras
indústrias têxteis e a necessidade de construção da Ferrovia
Sorocabana. Sob o acúmulo de capital gerado, surgiram às
primeiras indústrias no século XIX. No ano de 1919 surge a
Industria Têxtil Brasital, que é símbolo de um novo momento
histórico, quando já contava com a imigração européia fixada
da região.
Já no ano de 1926, a mina do ouro passou a ser cobiçada pela
empresa canadense Saint George Gold Mine, que conquista o
direito de exploração do ouro e na mesma data, foi
construída a Fazenda São José atual Fundação Antônio
Antonieta.
A construção da Rodovia Castelo Branco iniciada em 1963 e só
inaugurado em 1968, provocou mudanças ao futuro de
Araçariguama. Atualmente o município preserva a combinação
de clima bucólico titulado de “o portal do interior” aliado
ao crescimento do município com a instalação de novas
indústrias e o aumento populacional.
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