ESCOLHA O ESTADO

 

 

 
 

Porto Feliz

  

A Cidade

Pontos Turísticos

Mapas

Site Prefeitura

  

CAMPINGS

  

Não há Campings!!!

Veja em ITU

  

CARAVANISMO

  

POSTOS DE APOIO

  

HOSPEDAGEM

  

Hotéis e Pousadas

  

OUTRAS ATRAÇÕES

  

SIte Externo

  

Veja Também:

  

cabreúva

Itu

  

PREVISÃO do TEMPO

  

  

OUTRA CIDADES (SP)

 


GUIA MaCamp

  

Como Usar o Guia

Legendas

Compromisso

Outras Localidades

Navegue pelas diversas cidades brasileiras a partir do campo acima.

 


 

 
 
 

 

 

ATENÇÃO:

ESTA É UMA ANTIGA VERSÃO DO SITE E GUIA MaCamp E NÃO DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO. DADOS E INFORMAÇÕES NÃO SÃO MAIS VÁLIDOS. ACESSE O NOVO SITE EM

www.macamp.com.br

 

NOVO APLICATIVO MACAMP - ANDROID E IOS

GUIA DE CAMPINGS E APOIOS RVs e OVERLANDERS, FEEDS DE NOT[ICIAS, DICAS E EVENTOS E GRUPOS.

 

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.macamp.app


IOS: https://itunes.apple.com/us/app/macamp-guia-camping-e-campismo/id1437940286
 

 

  

PORTO FELIZ - SP

(PONTOS TURÍSTICOS / ATRATIVOS)

 

 

 

A Cidade Das Monções

Anualmente, de 7 a 13 de outubro, o município promove a SEMANA DAS MONÇÕES, com extenso programa de atividades históricas, esportivas, artísticas e culturais. Nesse período, centenas de personagens revivem a epopéia das monções nas ruas da cidade

 

Casa da Cultura

Casa edificada em taipa de pilão e pau-a-pique. Exemplar representativo de tendências arquitetônicas dos Sec. XVIII e XIX.

Engenho Central

Sua inauguração ocorreu em outubro de 1878, revolucionando a produção de açúcar na região. Foi o primeiro a ser instalado na província de São Paulo e o terceiro no país, graças ao solo fértil e propício ao cultivo da cana. Todo o maquinário foi trazido da França por uma sociedade portofelicense organizada especialmente para a elaboração do engenho. Funcionou sem interrupções durante mais de um século. Apesar de ter sofrido diversas alterações, com a finalidade de se modernizar, teve suas atividades extintas no ano de 1991, devido a concorrência de outras unidades.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Gruta no Paredão de Araritaguaba, onde acha-se a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, réplica autentica da existente na França

Igreja Matriz

Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, inaugurada em 1750, substituiu a Capela de Nossa Senhora da Penha, construída no início do Século XVIII, em torno da qual cresceu a população de Porto Feliz. A igreja matriz, sofreu várias reformas e as paredes, ao lado do altar principal, receberam uma série de murais e azulejos, que contam a história dos bandeirantes. Os altares e a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens, são de estilo barroco.

Largo da Penha

Local onde se iniciou o povoamento da cidade por meados do ano de 1693. As grandes expedições fluviais, que partiam em busca de riquezas e novas terras, eram organizadas pelos bandeirantes no Largo da Penha. A sua volta também se reuniam comerciantes, viajantes e senhores de engenho, que vinham vender mercadorias. Com a finalidade de arrecadar impostos das riquezas conquistadas pelos bandeirantes o Reino Português construiu no largo a Casa da Alfândega. O prédio assobradado construído por mão de obra escrava, há cerca de 300 anos, ainda permanece no local.

Monumento das Monções

 

Foi inaugurado em 1920 pelo presidente do Estado de São Paulo Altino Arantes. Elaborado em granito, apresenta três baixos relevos em bronze, que reproduzem: "A partida das Monções", de Almeida Júnior; "A Benção das Canoas", de Hércules Florense; e "Largada de Porto Feliz", de Adrian Tunay.

Museu das Monções

Casarão construído em 1840, localizado no centro da cidade, onde hoje está instalado o Museu Histórico e Pedagógico das Monções, com rico acervo sobre a história.

Paredão Rochoso

Singular e célebre paredão formado por um rochedo salitroso, talhado a pique, à margem esquerda do rio Tietê, onde as araras e outros pássaros de bico redondo costumavam afiar os bicos. Daí o nome primeiro de Porto Feliz, ARARITAGUABA (sítio onde as araras pousam na pedra para comer).

Parque das Monções

Trata-se de um dos principais pontos turísticos do município. Inaugurado em 26 de abril de 1920, abriga diversas atrações naturais e históricas, além de ser o marco da história do desbravamento do território brasileiro. Deste local partiam as monções, expedições fluviais organizadas pelos bandeirantes, que navegando pelo rio Tietê e seus afluentes buscavam atingir as minas de ouro de Cuiabá. O nome dado ao parque – Monções –significa vento favorável à navegação, homônimo ao das expedições. O Parque das Monções também reúne em seu interior o Paredão Salitroso de rocha sedimentar, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e o Monumento das Monções.

 Parque das Monções: vegetação e paredão salitroso são o destaque do local.

 

 

 

Prédio da Estação

Construído em estilo inglês, foi inaugurado no ano de 1920, pertencendo à Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1960 teve suas funções originais desativadas. Atualmente está instalada no prédio a Biblioteca Pública Municipal.

Primeiro Fórum e Cadeia Pública

O prédio assobradado foi construído por volta de 1910 para abrigar o primeiro Fórum da cidade que funcionava no andar superior, e a Cadeia Pública no piso inferior. Está instalada no casarão, atualmente, a sede da Guarda Civil Municipal.

Antigo Armazém da Estrada de Ferro Sorocabana

Durante aproximadamente 40 anos funcionou como armazém da Estrada de Ferro Sorocabana, abrigando cargas que chegavam e partiam nos trens. Hoje abriga a Estação das Artes, local destinado à realização de eventos.

Cearense - Prato típico de Porto Feliz

 

As melhores comidas sempre surgem de improviso, é o caso da “cearense”, prato típico de Porto Feliz.

      O Fato que deu origem à “cearense” aconteceu há quase 30 anos, quando quatro senhores de famílias conhecidas da cidade foram a Mato Grosso para sua tradicional pescaria anual.

      Depois de alguns dias de pescaria, chegaram notícias que um novo grupo se juntaria a eles, perceberam que a comida não daria para todos, então, um deles decidiu ir a vila mais próxima para fazer compras, mas no caminho, como todo bom pescador, fez várias paradas para tomar “umas e outras”. Quando chegou, tudo já estava fechado. Ele só encontrou num armazém dois quilos de carne de peito de boi, um quilo de tomate e um quilo de cebola. Voltando ao acampamento, resolveram cozinhar tudo junto com o feijão que ainda sobrara no rancho. Apesar da primeira reação ter sido justamente imaginar que aquela carne dura com feijão não ficaria saborosa, isto na aconteceu. O peculiar prato recebeu o nome de cearense, devido à mistura de ingredientes, e ao comentário de um dos pescadores, o Sr. Emílio Coli, que teria dito: isto parece comida de cearense.

      Quando retornaram a Porto Feliz explicaram “tal comida” as suas esposas que acrescentaram bacon, lingüiça calabresa, orégano, louro e cheiro verde.

      A tradição se perpetuou, fazendo com que Porto Feliz seja uma das poucas cidades com um prato típico, bem saboroso e equilibrado. Por não ser feito à base de carne de porco e sim de boi, não é tão forte quanto a feijoada, mas também “aquece” em tempo de frio. Servido com arroz, algum tipo de verdura cozida como couve e chicória e farinha de mandioca a “cearense” é imperdível para quem visita a cidade ou para quem quiser experimentar fazer em casa, acrescentando seu toque especial. Segue a receita:

Receita da Cearense de Porto Feliz

Ingredientes:

 

1Kg de peito de boi

1Kg de feijão carioquinha

1Kg de cebolas

1Kg de lingüiça calabresa

200g de bacon

cheiro verde, louro, sal, pimenta vermelha ou do reino e orégano para temperar.

Modo de fazer:

 

      Para começar, cozinhe o feijão da forma tradicional, mas sem tempero. Reserve. Cozinhe na panela de pressão o peito de boi picado em cubos médios com um pouco de sal por quinze minutos. Separadamente, frite o bacon, refogue a cebola, o tomate e os temperos. Acrescente, a lingüiça que antes deve ser passada em água fervente, junte tudo em um caldeirão para engrossar o caldo e pegar gosto.

      Na hora de servir, acompanha arroz branco, verdura cozida e farinha, além de um reforço da pimenta para quem quiser e, uma saladinha de alface e tomate.

 

  

 

  

  

  

 

 

  

2000 - 2009 MaCamp.   Todos os direitos reservados.
NAO MAIS VÁLIDAS AS INFORMAÇÕES DESTA VERSÃO!

  


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PEQUENOS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.