ATENÇÃO:

ESTA É UMA ANTIGA VERSÃO DO SITE E GUIA MaCamp E NÃO DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO. DADOS E INFORMAÇÕES NÃO SÃO MAIS VÁLIDOS. ACESSE O NOVO SITE EM

www.macamp.com.br

 

NOVO APLICATIVO MACAMP - ANDROID E IOS

GUIA DE CAMPINGS E APOIOS RVs e OVERLANDERS, FEEDS DE NOT[ICIAS, DICAS E EVENTOS E GRUPOS.

 

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.macamp.app


IOS: https://itunes.apple.com/us/app/macamp-guia-camping-e-campismo/id1437940286
 

 

  

Viagens MaCamp

O Campista

 

Seguem os links do blog do casal de campistas que sem interesse comercial e mais para servir de motivação aos iniciantes, criaram este site pessoal - na web desde 1999 - expondo esse estilo de vida saudável, prazeroso e econômico, mostrando que acampando estõ tendo a oportunidade de conhecer uma boa parte deste nosso Brasil.

 


O CAMPISTA

 

                   Segue o início do relato. Para que tenha acesso ao conteúdo atualizado, clique no link abaixo e confira todos os detalhes desta aventura...

Para entrar em contato com eles, envie e-mail para: luiz@ocampista.com.br

 

 

SITE OFICIAL

 

 

 

São duas as formas de acampar: uma em praias desertas, beira-rios, campos, montanhas, etc., sem recursos como energia e banheiros (o chamado camping selvagem) e o camping organizado, onde se encontra no mínimo área cercada, banheiros e energia elétrica.

Praticamos esta última opção e asseguramos que existem áreas de camping com boa estrutura, em condições de se passar dias e até férias com a família, com toda a segurança (relativa, nos dias de hoje) e condições básicas de conforto e higiene.

 

Utilizando apenas áreas de campings temos feito viagens inesquecíveis, conhecendo nosso litoral, do Nordeste até o Sul - veja as vantagens, roteiros, lugares conhecidos e álbum de fotos -, de forma simples, convivendo com a natureza, conhecendo pessoas e costumes das mais variadas regiões e isso tudo de forma econômica.

Veja também dicas para viagens acampando, relação com endereço e telefone dos campings por nós conhecidos e sugestões sobre o que levar quando for acampar por muitos dias. E mais:

 

Acampando você está em contato direto com a natureza, conhece panoramas diferentes, curte o canto dos pássaros, aprecia um belo por do sol, um céu com milhões de estrelas e tudo isso totalmente à vontade pois o traje habitual no dia a dia é bermuda, shorts e chinelinhos de dedo - veja álbum de fotos. Acampando você conhece pessoas de regiões e hábitos diferentes, troca informações e experiências num ambiente de cordialidade, solidariedade e colaboração mútua e torna praticamente uma rotina o estabelecimento de novas amizades, sem qualquer distinção de cor, raça ou origem social. reencontro com amigos campistas catarinenses Camping Lagoamar, Garopaba/SCAcampando com a família você estreita e reforça os laços familiares num ambiente saudável, unindo pais e filhos em torno de atividades e brincadeiras fora da rotina diária. Ideal para repassar, através de exemplos e num ambiente descontraído, noções de respeito à natureza, ao meio ambiente e convivência social. Acampando você faz turismo e conhece o Brasil, desde locais badalados até praias e recantos com pouca presença do homem - veja lugares - de forma extremamente econômica, sem necessidade de reservas (salvo carnaval e reveillon) e sem ficar atrelado a pacotes rígidos (excursões). neto brincando, família curtindo Camping Pedras do Sino - Ilhabela/SPHá condições de acampar da Bahia ao Rio Grande do Sul, pelo litoral, utilizando somente áreas organizadas, com distâncias médias de 500 km entre um camping e outro, o que permite viajar apenas durante o dia, que é mais bonito e mais seguro - chegamos ir até o Ceará, mas os campings onde ficamos em Maceió, Porto de Galinhas, Olinda, Natal e Fortaleza fecharam. Na página roteiros relacionamos 8 viagens acampando feitas por nós. Outras viagens fizemos reduzindo algumas escalas ou incluindo outros campings, descobertos em informações na internet ou por dicas de campistas. Tem também o outro lado:Como tudo na vida, para acampar há que se conscientizar que nem tudo são flores. Inconvenientes estão sujeitos a ocorrer, sendo que entre eles citamos: ◊ Algumas regiões têm mosquitos, que aparecem geralmente ao anoitecer. Previna-se procurando manter a barraca fechada nesse período, leve repelente para a pele (de preferência sob a forma de creme, de efeito mais duradouro) e também daqueles que se liga em tomadas. Um ventilador também é muito útil, pois não só ameniza o calor como serve para afugentar os insetos. ◊ Saiba que em feriados prolongados como carnaval, semana santa, etc., alguns campings costumam lotar. Nisso eventualmente algumas pessoas se portam de modo inadequado, geralmente por excesso alcoólico. Também o serviço de limpeza sofre as consequências da lotação. A dica é, dentro do possível, acampar fora dessas datas, quando tudo é mais tranquilo e limpo. Mas, VÁ ACAMPAR. O saldo é extremamente positivo.

 

 

As características dos campings são variadas. No interior de São Paulo vários dão um enfoque maior para a parte esportiva e de lazer, com conjuntos aquáticos (piscinas e toboáguas), quadras de vôlei, salão de jogos, playground, sauna, etc.

Nos Estados do Sul muitos oferecem áreas cobertas com churrasqueiras para uso coletivo, pias, mesas, bancos e até fogões a gás à disposição dos campistas. Já os do litoral, onde a atração maior é a praia, de uma forma geral cuidam mais da estrutura básica sendo que os maiores no verão contratam monitores para promover atividades recreacionais entre os frequentadores.

Camping Lagoa da Conceição,
Florianópolis/SCComo básico os campings organizados têm banheiros separados (masculino e feminino), rede elétrica (110 ou 220 volts), lava-pratos, lava-roupas, área cercada e um administrador. A maioria tem cantina ou restaurante, sala ou recinto com TV e os veículos ficam estacionados em sua área interna.

Veja os melhores campings que conhecemos em termos de estrutura (sob nossa ótica) e na página acampamos lista das 104 áreas onde já armamos a barraca, com 52 links para sites dos campings conhecidos.

piscina - Camping Carrion, Itu/SP Os comentários sobre os campings refletem o que observamos na oportunidade, portanto as condições que oferecem atualmente para o campista podem ter se alterado. Salientamos também que após o verão, devido a queda acentuada na frequência de campistas, muitos campings fecham ou reduzem bastante sua estrutura de atendimento.

Através da página lugares você acessa informações de 29 cidades ou distritos, do nordeste ao sul do país, com a estrutura, telefone e link para o site (quando tem) dos campings onde ficamos.

Acesse informações sobre alguns dos lugares onde já fomos - inclusive com imagens de satélite da região - e detalhes sobre os campings onde ficamos escolhendo no menu acima ou clicando nas fotos ao lado. Se quiser ver só as fotos acesse nosso álbum.

Demonstramos com isso que é possível conhecer lugares bonitos deste nosso país somente acampando, curtindo a natureza, com total liberdade para desfrutar e a um custo bem baixo em relação a outras formas de fazer turismo.

Para viajar acampando é importante planejar o roteiro previamente, obter informações sobre os campings que pretende ir e pesquisar as atrações das regiões que irá visitar, imprimindo e levando o que achou.

Por outro lado, depois de anos divulgando lugares bonitos deste nosso Brasil, não podemos deixar de dar um destaque também a nossa cidade, Santos/SP. Apesar de não ter área de camping em Santos - as mais próximas ficam em Mongaguá (litoral sul) -, essa é uma cidade que também merece ser conhecida, por suas belezas naturais e a qualidade de vida que proporciona a seus habitantes - saiba mais sobre Santos.

Relacionamos oito roteiros de viagens feitas por nós, com o nome do camping de destino (todos com infra-estrutura) e quilometragem aproximada entre pontos. Destacamos que essas viagens foram feitas ao longo do tempo e por essa razão alguns dos campings mencionados não estão mais ativos. Neste caso pesquisar por alternativa na região.

Planejamos as viagens levando em conta que incluindo paradas para abastecimento, pedágios e uma "esticadinha" nossa velocidade média fica entre 70 e 75 km/h - depende das condições das estradas. Com base nisso, ao sairmos já estimamos o tempo que levaremos de forma a que todos os deslocamentos sejam feitos durante o dia, com condições para apreciar melhor o trajeto - e mais seguro.

 

Uma situação frustrante é quando você está se instalando num camping e percebe que esqueceu alguma coisa importante em casa. Para reduzir a possibilidade disso acontecer é conveniente elaborar uma lista - disponibilizo duas, como sugestão para quem vai acampar por mais de uma semana - e conferir ao sair.

Lista "A" leva em conta haver interesse em fazer lanches ou refeições ligeiras na barraca e lista "B" é caso a opção seja por não fazer nada na barraca, utilizando-a apenas para dormir. Na prática ambas com certeza terão itens retirados e outros acrescentados, de acordo com a experiência e necessidades de cada um.

Facilita bastante também é, em casa, procurar separar e guardar todas as tralhas de camping num mesmo lugar.

Camping em Itaoca/ESDestaque-se que se você vai acampar apenas num fim de semana dá até para levar apenas o básico (mochila, barraca e saco de dormir) mas se é para ficar vários dias um mínimo de conforto é necessário, até porque sempre estará sujeito a chuvas, ventos, etc. e para não passar por apertos é bom estar estruturado.

Veja o equipamento que levamos quando vamos acampar por muitos dias. Pode parecer muita coisa mas nos dá condições de viajar acampando por até mais de um mês com relativo conforto, independente das condições do tempo - sua montagem funciona para nós até como uma terapia agradável, pela expectativa de usufruir.

 

– Tudo começa com a disponibilidade financeira para a viagem. É conveniente fazer uma previsão de gastos para não ter a surpresa de acabarem os recursos e ter que retornar mais cedo para casa. Coloco a disposição uma planilha (Excel) que auxilia a fazer a previsão, cujos campos em destaque devem ser preenchidos com os seus dados.

com amigos gaúchos no Camping Lagoamar, Garopaba/SC – Planeje seu roteiro com antecedência, obtenha informações sobre o camping que pretende ir e pesquise na Internet o que a região de destino tem de atrações para você conhecer. Imprima e leve o que encontrou. Muitas vezes deixa-se de conhecer o que uma cidade/praia tem de mais bonito simplesmente por não saber que existe.

– Revise, calibre os pneus e encha o tanque do carro antes de sair. No mínimo terá autonomia para rodar 450 km sem necessidade de parar para abastecer.

– A cada 200 km rodados dê uma paradinha de uns dez minutos para relaxar e dar uma "esticadinha no corpo". Numa dessas aproveite para reabastecer, se necessário.

– Saia de casa o mais cedo possível e de preferência não almoce na estrada. No mínimo é uma parada de uma hora e depois dá "aquela moleza" no reinício da viagem. Leve frutas, barras de cereais e água no carro e deixe para almoçar, sossegado, quando chegar ao destino. Tenha à mão no carro saco plástico para os detritos e papel higiênico para qualquer eventualidade.

No CampingPara um acampamento tranquilo e que só lhe trará boas lembranças, algumas regras que o bom senso recomenda seguir são:

– Cumprimente sempre seus vizinhos. Geralmente os bons papos e as novas amizades se iniciam após um cumprimento cordial, seja ao lado da barraca, nos banheiros ou nos lava-pratos.

churrasco com amigos gaúchos no
Camping do Sesi - Canela/RS– Camping é um local onde a solidariedade é uma prática comum. Problemas mecânicos em carro, dificuldade na montagem da barraca ou imprevistos após chuva forte, por exemplo, são momentos onde sempre aparecem vizinhos prontos a ajudar. Na maioria das vezes nem precisa pedir, basta verem que você está com alguma dificuldade e já oferecem ajuda. Faça o mesmo quando ver alguém passando por algum tipo de apuro.

– Por ter se esquecido de trazer, às vezes algum campista pede emprestado aos seus vizinhos alguma coisa como uma caixa de fósforos, um abridor de lata, uma grelha para churrasco, etc., e normalmente é atendido com a melhor boa vontade. Como isso um dia pode acontecer também com você, procure atender no que estiver ao seu alcance, mantendo assim o espírito de camaradagem que impera nos campings.

– No camping não jogue lixo no chão. Acondicione sempre em sacos plásticos e deposite-o nos lugares apropriados - lembre-se que o lugar mais limpo é aquele que não se suja. Ao desmontar o equipamento para ir embora verifique a área para ver se não esqueceu nada e recolha qualquer lixo que tenha caído no chão. Deixe a área da forma como gostaria de encontrar quando chegasse num camping.

– Se você gosta de curtir um som ou leva televisão para o camping, mantenha sempre o volume em nível suficiente para você ouvir, mas sem incomodar seus vizinhos. As barracas não têm qualquer tipo de isolamento acústico, as preferências musicais são diferentes entre as pessoas e nem todos acompanham novelas.

– Respeite sempre o horário de silêncio. Não incomode os outros da mesma forma como você não gostaria de ser incomodado.

– Se ocorrer de você ter um vizinho com comportamento inadequado (som muito alto, palavreado, atitudes, etc.) jamais discuta ou faça interpelações. Procure o administrador e faça sua queixa, sempre se baseando no cumprimento do regulamento que a maioria dos campings organizados tem.

Algumas precauções – Atenção para áreas sujeitas a alagamentos ou com depressões no terreno. Procure os locais mais elevados para montar sua barraca e vistorie a área quanto à existência de pedras, raízes de árvores, formigueiros, etc., que poderão lhe causar incômodos.

com amigos baianos no
Camping do Sesi - Valença/BA– Ao montar a barraca atenção especial ao sobreteto, que deverá ficar o mais esticado possível – utilize todas as cordinhas (tirantes) que vem com ela para isso – de forma que não encoste no dormitório. Na maioria das vezes a causa da infiltração de água quando chove é devido estar encostado. Sobreteto bem instalado (afastado) também evita a condensação, causada pela diferença de temperatura interna/externa, que chega até a gotejar dentro da barraca.

– Existe sempre a possibilidade de uma chuva forte, ou mesmo aquela fraca mas que perdura por dias. Com uma lona plástica clara com ilhoses, tamanho o dobro da barraca, uns 10 m de corda, extensores e espeques sobressalentes é possível criar uma boa proteção e passar a ter também um espaço extra com mil utilidades. Essa lona deve ser colocada a uma altura que permita ficar de pé embaixo dela - o que favorece também a ventilação -, deixando-a esticada e com caimento para a água não empossar, pois se isso acontecer ela poderá ceder, devido ao peso, e causar estragos.

– Eletricidade e umidade (em caso de chuva) não combinam. Para trazer a energia do ponto (tomada) à barraca use um fio adequado e bem isolado, sem emendas - tipo o de geladeira. Deixe o fio com folga para no caso de alguém tropeçar não sofrer ou causar danos. No mínimo deve ter uns 10 m de comprimento (o nosso tem 20 m), pois em algumas oportunidades a barraca pode ficar distante do ponto de energia.

– Para encher o colchão inflável de casal faça-o com o colchão dentro da barraca, bombeando, por meio de fole ou bomba, pelo lado de fora, pois se o colchão for inflado fora da barraca pode não passar pela porta e aí terá que esvaziá-lo um pouco para entrar.

– Ao colocar lona plástica por baixo da barraca, para proteger o fundo, não deixe plástico sobrando para fora, pois se chover vai se transformar em canalizador de água para a barraca.

– Para manter limpa a área em torno da barraca e sem risco de empossar água em caso de chuva - o que acontece com plásticos -, use uma tela daquelas que se coloca em janela para não entrar mosquitos. Tem à venda em lojas de materiais de construção e como geralmente é estreita, precisa ser feito emenda e bainha, para não desfiar. Para a mesma finalidade existe uma tela de material mais resistente, conhecido como piso ecológico, que se encontra inclusive pronto, pela internet.

– Ao sair da barraca guarde no carro ou na própria barraca, mas fechados, deixando fora das vistas dos passantes, qualquer coisa de valor ou que seja chamativa como máquina fotográfica, filmadora, carteira, celular, etc. Nunca tivemos problemas, mas é sempre bom prevenir.

– Se a opção for por acampar fora da temporada de verão é conveniente previamente contatar o camping pois muitos fecham só abrindo nos feriados prolongados, e os que ficam abertos reduzem sua estrutura de atendimento devido ao fraco movimento.

Manutenção da barraca– A barraca do tipo iglu é muito prática e leve mas para aumentar seu tempo de vida útil requer alguns cuidados não só na sua montagem e uso como também na forma de guardá-la e conservá-la. Veja a seguir dicas de manutenção, com base em sugestões do site da Trilhas & Rumos.

Dedico este site à minha esposa, companheira há 44 anos, meu grande apoio e incentivo nas andanças por este País montando e desmontando barraca, nas caminhadas, ao percorrer trilhas, no deslumbramento com a natureza e nos bons papos com novos amigos.

acampando com os filhos
Praia do Perequê - Guarujá/SP, jan/76 Camping CCB, Serrinha -Itatiaia/RJ, jul/76 Camping do CCB - Guarujá, fev/77 Camping Palermo - Caxias do Sul/RS, jul/77 Camping Palermo - enganando o frio Camping do CCB - Ubatuba/SP, jul/78 Camping do Alemão - Itu/SP, jul/83 com o caçula - Rio das Ostras/RJ, fev/89 Camping Itanhangá - Goiânia/GO, jan/90 Camping Municipal - Blumenau/SC, mar/95 com o mais novo - Bombinhas/SC, jan/04 com o mais velho - Monte Verde/MG, set/04 filhos, neto, genro - Itu/SP, abr/07
Ótima parceira também naqueles momentos em que bate a saudade de casa - períodos de chuva mais prolongados, insetos, etc. -, mantendo-se serena, sabendo que o sol voltará a brilhar e com ele tudo o mais será superado.

Por isso considero como fundamental para quem quer viajar acampando por um longo período (férias inteiras, por exemplo), ter ao lado uma mulher participativa, com espírito esportivo, que aceite se adaptar às situações locais ciente que nada se compara ao conforto de nossa casa, convicta, porém, que os pequenos inconvenientes são superados por tudo de bom que o campismo e as viagens pelo Brasil oferecem.

Nesse aspecto - e em muitos outros - encontrei a parceira ideal.

Começamos a acampar em janeiro de 1976, tendo nossos três filhos sido criados viajando e acampando conosco, em fins de semana prolongados ou períodos de férias. Atualmente com os filhos adultos e independentes (inclusive temos um netinho, esperamos que futuro campista...), continuamos acampando, agora com mais tempo para nos curtirmos, fazer novas e gratificantes amizades e continuar desfrutando a vida de uma forma simples e feliz.


SITE OFICIAL

                    

Publique você também um relato de sua viagem ou expedição. Tais dados poderão auxiliar ou elucidar os demais campistas ao planejarem suas futuras saídas, tornando-as muito mais ricas e proveitosas. Envie para contato@macamp.com.br.

 

  

 

 

 

 

.

 

.

.

 

 

  

  

  

  

2000 - 2009 MaCamp.   Todos os direitos reservados.
NAO MAIS VÁLIDAS AS INFORMAÇÕES DESTA VERSÃO!

  


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PEQUENOS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.