Bi-Combustíveis:
Informações, Curiosidades e Boatos
Flex, flex-power, total flex... todas definições comerciais para o mesmo dispositivo: Motor bi combustível (no caso, movido a álcool ou gasolina). Quase todas as fábricas de automóveis já possuem esses dispositivos e novamente a antiga novela do álcool já começa a ser passada diante dos brasileiros. O álcool sobe mais do que devia e se começa a pensar qual combustível será mais viável.
Na hora de usá-lo para rebocar carretas ou trailers ou simplesmente trafegar pelas ruas ou estradas, surgem muitas perguntas e todas com várias respostas.
O MaCamp foi pesquisar em várias fontes para reunir no site a maioria das questões sobre o assunto. Para começar, sugerimos que você anote a fórmula que trará a você a resposta para: Qual o combustível mais barato na questão custo x consumo? É só fazer a conta:
A/G*100
A - preço do álcool
G - preço da gasolina
Se o resultado for: A/G*100<70 deve ser utilizado o álcool.
Se o resultado for: A/G*100>70 deve ser utilizado a gasolina.
O fato de o litro do álcool ser mais barato do que o da gasolina, não necessariamente é mais viável, pois a autonomia do veículo utilizando álcool é menor. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o álcool acaba sendo mais viável, devido aos preços:
0,99/2,20 x 100 = 45 como 45<70, o álcool é a opção mais econômica.
No caso de cidades como no Sul do País, onde o preço do álcool é muito alto (chega a ser o dobro dos preços de São Paulo) o caso é diferente:
1,99 /2,65 x 100 = 75 como 75>70, a gasolina é a opção mais econômica.
* preços pesquisados nas cidades de São Paulo - SP e Cambará do Sul – RS no mês de julho de 2005.
Com a fórmula da economia nas mãos, vamos a outras questões. Vantagens e desvantagens existem nos dois combustíveis. No caso do álcool, é um combustível que oferece ao veículo uma potência maior, mas acaba fazendo um número menor de quilômetros por litro. Com a gasolina ocorre o contrário. Confira
aqui os preços dos combustíveis de todos os estados.
Desde a compra do veículo bi combustível o abastecimento pode ser feito com qualquer um deles ou mistura. Esses carros são preparados para os dois tipos de combustíveis, tendo suas vidas úteis iguais a qualquer carro mono combustível. Pode-se ainda adaptar o kit gás como um carro qualquer. No caso de abastecer com gasolina, não é necessária a colocação de aditivada. O gerenciamento dos combustíveis é eletronicamente programado, podendo ser trocado instantaneamente o combustível do tanque.
Agora é só pegar o seu bi combustível e seguir viagem...
Maior potência com álcool ou maior autonomia com a gasolina?
2000 - 2009 MaCamp. Todos os direitos reservados.
NAO MAIS VÁLIDAS AS INFORMAÇÕES DESTA VERSÃO!
O MACAMP É UM SITE
FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS
PEQUENOS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET. QUALQUER DESACORDO COM
ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIAFORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE
RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.