WALTER GROPIUS
((18/05/1883
- 5/07/1969, BOSTON)
Um
arquiteto que trouxe importante contribuição para o
movimento modernista foi Walter Gropius. Gropius foi um
dos nomes mais importantes da renovação estética do
século XX. Ele fundou a Bauhaus de Weimar em 1919, com o
objetivo de combinar o ensino artístico e técnico em um
só lugar. Gropius desenhou o prédio da Bauhaus de Dessau
em 1925, sendo este seu projeto mais conhecido. Walter
Gropius não foi o primeiro, mas foi um dos principais
responsáveis por uma reviravolta que tentou unir arte e
técnica.
WALTER GROPIUS (18/05/1883 - 5/07/1969, BOSTON).
BIOGRAFIA
Gropius
estudou arquitetura de 1903 a 1907 no Technische
Hochschule de Berlim e Munique. Depois de obter a
licenciatura fez as habituais viagens ao estrangeiro,
visitando vários países europeus. A sua experiência
prática foi adquirida no estúdio de Peter Behrens e, em
1910, abriu um atelier, com Adolf Meyer. Os dois
colaboraram num projeto para a fábrica de sapatos Fagus,
em Alfeld an der Leine (1910-1914), um dos primeiros
exemplos de fachada cortina.
Em 1914,
construíram uma fábrica-modelo para a Exposição da
Werkbund, em Colônia. Depois da guerra, por recomendação
de Henry van de Velde, Gropius foi nomeado diretor da
Grossherzogliche Kunstgewerbeschule de Veimar (Escola
Grã-Ducal de Artes Aplicadas de Veimar) e do
Grossherzogliche Hochschule für bildende Kunst (Academia
Grã-Ducal de Artes). Em 1919, Gropius fundiu as duas
escolas numa só - a Bauhaus Estatal. Quando esta foi
forçada a mudar de sítio, Gropius planejou um novo
complexo para o citado instituto, em Dessávia (1925 -
1926).
De 1926
a 1928, Gropius executou o seu projeto maior, o complexo
Törten, perto de Dessávia, onde usou, parcialmente,
elementos pré-fabricados de betão armado. Também em
Dessávia, construiu a Konsumverein (Sociedade
Cooperativa), em 1927, e o Departamento de Emprego da
Cidade (1927 – 1929). Seguiram-se mais edifícios para a
Urbanização Residencial de Dammerstock, em Carlsrue
(1928 - 1929), um projeto coordenado por Gropius. Ao
mesmo tempo, enquanto trabalhava para Erwin Piscator,
aperfeiçoou o seu Conceito de teatro total, com o palco
giratório que podia ser transformado num proscénio ou em
palcos com várias profundidades (1927). Em 1928, o
arquiteto deixou a diretoria da Bauhaus, em favor de
Hannes Meyer, e mudou-se para Berlim, onde tornou- se
arquiteto supervisor do bairro de Siemensstadt (1929 -
1930), ficando ele próprio encarregado de dois blocos -
casas altas e esguias com pérgulas.
Depois de os nazis terem tomado o poder, Gropius emigrou
para Inglaterra, em 1934, e, até 1937, trabalhou com o
arquiteto Maxwell Fry em projetos como a Casa Ben Levy,
em Londres (1935), e o Colégio da Aldeia de Impington,
em Cambridgeshire (1936 - 1940). Quando lhe ofereceram o
posto de professor de arquitetura em Harvard, foi para
os EUA. Aí colaborou estreitamente com Marcel Breuer em
esquemas como habitações para trabalhadores, em New
Kensington (1941), e, muito mais tarde, trabalhou com
Konrad Wachsmann na produção massificada de casas (1943
- 1945). Em 1946, Gropius fundou o grupo TAC, The
Architects Collaborative, com artistas jovens. Um efeito
notável desse esforço coletivo foi o Centro para
Licenciados e o Dormitório na Universidade de Harvard,
com sete casas residenciais e um centro comunitário
(1949 – 1950). As obras mais importantes do fim da sua
carreira incluem o Edifício da PAN AM, com 59 andares,
prismático, em Nova Iorque (1958 - 1963), concebido em
colaboração com o TAC, Pietro Belluschi e Emery Roth and
Sons, a Fábrica de Porcelanas Rosenthal, em Selb (1965 -
1967), e a Fábrica de Vidros Thomas, em Amberg (1967 -
1969). Gropius expôs as suas teorias arquitetônicas em
numerosas publicações como a Internacionale
Architektur (1925), Bauhausbauten Dessau
(1930) e The New Architecture and The Bauhaus
(1935).
Walter
Gropius não foi o primeiro, mas foi um dos principais
responsáveis por uma reviravolta que tentou unir arte e
técnica. A Escola Bauhaus, criada por ele, pregou,
basicamente, a superação do academicismo da "beaux-arts",
a fusão da formação artística com o artesanato
industrial, a utilização de oficinas práticas e o
desenvolvimento das aptidões de cada aluno. Desta forma,
a arquitetura passava a recuperar sua importância,
principalmente de cunho social, já que a idéia era
desvinculá-la da burguesia e torná-la mais próxima
possível do operariado.
BAUHAUS
Escola
fundada em 1919 por Walter Gropius em Weimar, Alemanha
e, mais tarde, localizada sucessivamente em Dessau,
Berlim e Chicago, com o fim de desenvolver uma
arquitetura funcional baseada numa correlação entre
design criativo e a indústria e ciência modernas.A
palavra Bauhaus significa "casa de construção".
Contra
este cenário Gropius, presidente do "Conselho das Artes"
pensou em juntar todas as artes debaixo das asas de uma
arquitetura grandiosa que assentava sobre alguns pontos
fundamentais:
1 - A
nova arquitetura seria criada a pensar nos
trabalhadores.
2 - A
nova arquitetura deveria rejeitar todos os princípios
burgueses.
3 - A
nova arquitetura devia retornar aos princípios originais
da arquitetura Western.
Gropius
falava de ofícios futuros, determinados igualmente pela
tecnologia e pela forma, atuando como um meio de
trabalho experimental para a produção industrial.
A
Bauhaus deseja contribuir para o desenvolvimento da
habitação - apropriada à época -, desde a mais simples
aparelhagem até a casa acabada. Convencida de que casa e
mobiliário devem estar relacionados entre si
racionalmente, a Bauhaus procura que a forma de um
objeto derive das suas funções reais e limitações
naturais - através de uma pesquisa sistemática teórica e
prática nos campos formal, técnico e econômico.
A
Bauhaus, dedicada à utopia coletivista, escolhe o
Expressionismo como a sua forma de comunismo e não o
Marxismo e a idéia de arte como uma quase - religião era
dominante. Em adição a Bauhaus, outras escolas
arquitetônicas (Futurista, Wendigan, de Stijl,
Construtivista, Elementarista) competiam umas com as
outras por uma visão mais pura da forma.
Os
edifícios rapidamente se tornaram teorias postas em
prática, de aço, madeira, estuque e vidro.
Um
edifício devia ter um telhado plano e uma fachada
simples, sem cornijas ou goteiras. Como a cor era
considerada típica da burguesia, os edifícios eram
brancos, cinzentos, beije ou pretos.
Á volta
de 1924 a construção de casas para as massas era o maior
objetivo social em Weimar.
A nova
Bauhaus foi inaugurada em 4 de Dezembro de 1926. Sua
base idealística era um programa socialmente orientado
em que um artista deveria estar consciente da sua
responsabilidade social para com a comunidade. Por outro
lado, a comunidade deveria aceitá-lo e encorajá-lo. Mas
acima de tudo a intenção da Bauhaus era desenvolver
mentes criativas na arquitetura e design industrial de
modo a garantir que estariam em condições de produzir
objetos artísticos, técnica e praticamente equilibrados.
Quando a
Bauhaus mudou-se para a cidade de Dessávia, Walter
Gropius – ou melhor, o seu atelier de arquitetura –
passou a ter a oportunidade de talhar à medida um
edifício novo para o instituto. Segundo os padrões
analíticos de Gropius, todo o complexo foi engendrado de
acordo com a função. Havia uma ala com oficinas, um
bloco de alojamentos e estúdios para os alunos da
Bauhaus e uma ala de ensino para o Colégio Técnico de
Dessávia, que ficaria também situado no complexo, por
desejo das autoridades da cidade. Gropius ligou essas
três seções principais, diferenciadas nitidamente nos
aspectos exteriores, volumes e alturas, por uma seção
administrativa elevada e uma ala mais baixa, que
desembocava no auditório, teatro e cantina, para criar
uma estrutura equilibrada e retangular. O elemento mais
espetacular do complexo era a ala oficinal, ao centro,
perfeitamente visível de longe. Um delicado revestimento
de vidro contido numa grelha regular de finas barras de
aço negro cobria três lados do bloco de betão armado. O
grande corpo prismático ganhava assim uma transparência
leve e cristalina. Além do novo edifício da Bauhaus,
Gropius construiu igualmente uma casa para o diretor e
três residências semi-separadas para os mestres da
escola - concebidas como modelos para uma nova maneira
de viver a compasso com a era da máquina. Baseavam-se no
sistema de módulos de um conjunto de blocos de edifícios
em grande escala: casas que são compostas de peças
pré-fabricadas, variáveis, funcionais. Embora os
objetivos da estandardização e da industrialização da
construção não tivessem sido atingidos em Dessávia - as
casas eram feitas, de fato, de uma maneira totalmente
convencional -, mesmo assim a manipulação formal dos
volumes demonstrou de maneira convincente a presença
estética que se pode obter quando tudo é reduzido a meia
dúzia de formas cúbicas.
Gropius
é feito diretor da Escola de Arquitetura de Harvard.
Moholy - Nagy abre a nova Bauhaus que passou a fazer
parte do Instituto do Design em Chicago e Mies Van der
Rohe que se tornara diretor da Bauhaus em 1930 foi
nomeado diretor do Departamento de Arquitetura no
Instituto do Armamento em Chicago.
Walter
Gropius veio da escola de arte industrial "Grossherzoglich-Sachsiche
Kunstbewerbe" fundada por Henry Van de Velden em 1906.
"A
Bauhaus deseja servir a atual necessidade de construção
habitacional, desde o projeto aos utensílios
decorativos. Convencida do fato de que uma casa e os
seus utensílios devem estar numa correlação sensível
entre si, a Bauhaus tenta encontrar a forma mais
indicada para cada objeto de acordo com as suas funções
e com experiências contínuas na teoria e na prática, de
modo a que cada prato, cadeira ou casa pudessem ser
produzidos de modo a funcionarem bem”.
(Walter
Gropius).
A nova
Bauhaus abordou a arte e a tecnologia a partir de um
ângulo mais ecológico. As questões ambientais e os
problemas conectados com eles foram tomados em
consideração para um desenvolvimento em conjunto com os
habitantes de Dessau.
A
Bauhaus favorecia e defendia o uso de fontes Sans Serif
o que era discutido pela maioria dos alemães que, regra
geral, defendiam o uso de um tipo de letra mais pesado e
complicado de estilo gótico.
III –
CONCLUSÃO
Walter
Gropius foi um dos nomes mais importantes da renovação
estética do século XX. Ele fundou a Bauhaus de Weimar em
1919, com o objetivo de combinar o ensino artístico e
técnico em um só lugar. Gropius desenhou o prédio da
Bauhaus de Dessau em 1925, sendo este seu projeto mais
conhecido. Walter Gropius não foi o primeiro, mas foi um
dos principais responsáveis por uma reviravolta que
tentou unir arte e técnica.
IV - BIBLIOGRAFIA
Arquitetura no Século XX
Peter Gössel – Gabriele Leuthäuser
Ed. Taschen
Walter Gropous
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